Depois do adiamento da abertura da temporada, causado pelo terremoto que atingiu o Japão em março, a Formula Nippon finalmente abre oficialmente o ano de 2011.
Além da primeira etapa, desde quarta-feira as equipes e pilotos testam no circuito de Suzuka, como parte da pré-temporada. Porém a chuva atrapalhou o desenvolvimento das equipes, que só conseguiram andar em pista seca na sexta-feira.
O grande nome dos testes foi Kodai Tsukakoshi, o jovem piloto japonês foi o mais rápido no seco e também no molhado, mostrando que a aposta feita pela equipe Dandelion valeu a pena. Os testes também foram palco do anúncio do piloto da Kondo para a temporada de 2011, o italiano Andrea Caldarelli, novato na categoria e sem nenhuma experiência com os carros da Nippon, conseguiu evitar que sua limitada equipe ocupasse a última posição nos testes, mostrando uma rápida adaptação aos potentes carros da categoria. Outro destaque, não muito positivo, foi o forte acidente sofrido por Kohei Hirate, que quase capotou seu Impul.
Mas quando os pilotos partiram para a classificação oficial, foi outra estrela que brilhou. Em seu segundo ano na categoria, Naoki Yamamoto conseguiu um excelente tempo, conquistando a primeira pole-position de sua carreira na Nippon, para a alegria da Honda.
O treino oficial foi repleto de alternativas. Depois dos testes do meio da semana, esperava-se muito dos irmãos Nakajima, Daisuke pela equipe de seu pai, com motores Honda e Kazuki correndo pela tradicional Tom's, com os motores Toyota, tudo indicava que os dois disputariam as primeiras posições na última fase da classificação, porém não foi bem assim.
Kazuki Nakajima, não conseguiu acertar uma volta sem erros e acabou eliminado logo na primeira fase da classificação, com um distante décimo-quarto tempo, com a marca de 1:42.340. Já Daisuke conseguiu passar para o Q2 com 1:41.847 e o sétimo tempo no Q1. Caldarelli, estreante na categoria, ficou com a penúltima marca do dia, a frente apenas do também estreante Koki Saga, protegido da Toyota e piloto único da nova equipe Le Beausset.
A segunda parte do treino foi seu dúvida a mais emocionante. As nuvens que circundavam o autódromo de Suzuka se aproximaram ameaçadoramente e uma fila de carros se formou na saída dos boxes. Assim que a luz verde foi acionada, 12 carros saíram em ritmo de corrida, buscando o melhor posicionamento na pista, na luta pelas 8 vagas do Q3.
Não se passaram nem sequer 30 segundos do início do Q2 e a direção de prova já mostrava a placa "WET" sinalizando pista molhada, a chuva que tanto ameaçou, finalmente começou a cair, porém sem força, o circuito ficava úmido em algumas partes e completamente seco em outras, um risco grande e uma emoção a mais. Ninguém aliviou. Todos buscaram andar no limite e tornaram o Q2 uma incessante busca por melhores tempos, que culminou com uma excelente volta de Takashi Kogure, 1:40.853. Mas equanto Kogure comemorava o melhor tempo do dia até então, seu companheiro de equipe Daisuke Nakajima, só tinha motivos para lamentar, com o penúltimo tempo do Q2, o caçula da família ficou com a décima-primeira marca, e portanto fora do Q3, a família Nakajima agora ficara reduzida apenas ao carro de Kogure.
Mais rápido no Q1 e segundo colocado no Q2, Naoki Yamamoto, resolveu mostrar porque é a grande aposta da Honda em sua equipe Mugen pelo segundo ano consecutivo. Sem dar chances pra ninguém, Yamamoto cravou a excelente marca de 1:40.470, quase 4 décimos mais rápido que o segundo colocado Takashi Kogure, e conquistou sua primeira pole-position em dois anos de Formula Nippon. Completando a tríade da Honda e evidenciando ainda mais a força jovem na Nippon, Kodai Tsukakoshi ficou com o terceiro tempo do treino, 1:40.876, fazia tempo que a Honda não conseguia impor um domínio tão grande sobre a Toyota, foi um dia de festa para a fabricante japonesa, que tem em Suzuka um quintal de casa.
O brasileiro João Paulo de Oliveira, atual campeão da categoria e postulante principal ao título, começou a temporada com o quarto tempo, o primeiro entre os motores Toyota, se impondo em relação a seu companheiro Hirate, que após o acidente da sexta-feira, se recuperou bem e conquistou o sétimo tempo.
A corrida acontece nesse domingo a partir de 1:45 da manhã horário de Brasília, 13:45 da tarde no horário do Japão. Serão 38 voltas pelos 5807 metros do circuito de Suzuka. A previsão do tempo indica tempo bom para a corrida. Teremos sem dúvida um começo de temporada muito interessante em Suzuka, um domínio evidente da Honda nos treinos e um ímpeto muito grande da Toyota em reverter essa situação na corrida. Quem quiser acompanhar a Formula Nippon ao vivo, poderá usufruir do Live Stream oficial da categoria, disponível no site. É a Formula Nippon inovando para melhorar sua popularidade.
A seguir a tabela completa do treino oficial em Suzuka...
Q1
01 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:40.470
02 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:40.827
03 - Kodai Tsukakoshi - Dandelion Racing-Honda - 1:40.876
04 - J.P. Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:40.924
05 - Takuya Izawa - Dandelion Racing-Honda - 1:40.924
06 - Andre Lotterer - Team Tom's-Toyota - 1:41.221
07 - Kohei Hirate - Team Impul-Toyota - 1:41.393
08 - Yuji Kunimoto - Cerumo-Inging-Toyota - 1:41.556
Q2
09 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:42.009
10 - Takashi Kobayashi - Real Racing-Honda - 1:42.170
11 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:42.442
12 - Alexandre Imperatori - KCMG-Toyota - 1:42.509
Q3
13 - Hiroaki Ishiura - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:42.184
14 - Kazuki Nakajima - Team Tom's-Toyota - 1:42.340
15 - Andrea Caldarelli - Kondo Racing-Toyota - 1:42.628
16 - Koki Saga - Le Beausset-Toyota - 1:43.943