A Honda pegou todos de surpresa
ao anunciar, que Takuma Sato irá correr na Formula Nippon em 2012 ao mesmo tempo
em que disputará a Formula Indy. Passado o momento de surpresa, temos de
analisar com cuidado essa iniciativa da Honda e a forma com que a participação
de Sato será abordada.
É evidente que essa é uma
estratégia de marketing excelente, tanto para a Honda quanto para a Formula
Nippon. A montadora japonesa terá ainda mais apoio nas arquibancadas e também
um aumento nos lucros com a categoria. A Formula Nippon terá uma injeção de
ânimo, com Sato correndo, vai atrair os olhos da mídia internacional, novos
investidores e até novas equipes. Aliar um nome forte como o de Sato ao nome da
categoria mais veloz do Japão, foi um golpe de mestre. As corridas terão uma
audiência maior na televisão, os circuitos estarão mais lotados e a venda de produtos
da categoria com o nome de Sato, sem dúvida alavancará a venda de outros
produtos da categoria, isso vai movimentar muito dinheiro na Formula Nippon.
Precisamos agora começar a
entender como será a participação de Sato na categoria. É evidente que o
japonês não vai participar de todas as etapas, a prioridade é clara para a
Formula Indy e três etapas da Formula Nippon irão acontecer em finais de semana
de corridas da Indy, a etapa de abertura em Suzuka, a terceira etapa em
Autopolis e a quinta etapa em Motegi, portanto nessas etapas, não deveremos ter
Sato em ação. Isso deixa Sato com a possibilidade de correr quatro das sete
etapas da categoria, isso já é mais do que a metade da temporada, além da
possibilidade da participação na etapa de pós-temporada em Fuji. O saldo para a
Formula Nippon, mesmo com a provável ausência de Sato em três etapas é muito
positivo.
Para Sato, sua participação na
Formula Nippon será excelente. Em sua passagem pela F1, Sato ganhou uma legião
de fãs, Sato foi apenas o segundo piloto japonês a conquistar um pódio na F1,
depois de Aguri Suzuki na distante temporada de 1990. Mesmo depois de sair da
F1 e migrar para a Indy, Sato continua tendo muitos fãs no Japão, que nunca
tiveram muita chance de observar seu piloto em solo japonês. Agora com a
iniciativa da Honda, Sato estreitará ainda mais os laços com a torcida
japonesa, o que sem dúvida dará ânimo ao piloto não só na Formula Nippon, mas
também na Formula Indy.
Correr com um carro da Formula
Nippon será um desafio que Sato deve encarar com muito respeito. Os carros da
Formula Nippon tem um desempenho em circuitos mistos melhor até do que os da
Formula Indy. O desafio será grande e Sato terá que trabalhar duro para mostrar
todo seu talento também em solo japonês. O apoio da Honda será massivo e Sato
tem a chance de conquistar ótimos resultados. Para os pilotos da Nippon, será a
chance de mostrar que podem competir, de igual pra igual, com um piloto da
Formula Indy. Todos tem a ganhar, principalmente o público, que terá o prazer
de assistir corridas ainda mais emocionantes em 2012.
Com essa iniciativa da Honda e o aval que a Indy está dando à ida de Sato para o Japão, começamos a enxergar
uma abertura muito interessante. É muito sintomático. No ano passado, João
Paulo de Oliveira, piloto da Formula Nippon, correu a etapa de Motegi da
Formula Indy pela Conquest. Agora Sato, novo contratado da Rahal Letterman,
fará etapas na Formula Nippon. Pode ser apenas coincidência, mas os indícios de
uma certa ligação entre a Formula Nippon e a Formula Indy estão aí, vale a
lembrança de que os chassis da Formula Nippon são produzidos pela americana
Swift desde 2009. Vamos aguardar os próximos passos das duas categorias, mas a
participação da Honda em ambas e a iniciativa com Takuma Sato deve ser um
grande negócio para a Formula Nippon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário