sexta-feira, 20 de abril de 2012

Kazuki Nakajima vence na abertura da Formula Nippon em Suzuka


Kazuki Nakajima começa 2012 na frente

A temporada da Formula Nippon, teve sua primeira corrida realizada nesse domingo e não faltou emoção em uma corrida bastante estratégica, onde a constância e a precisão fizeram a diferença para definir a vitória.

Logo na largada, o pole Takuya Izawa saiu mal e foi superado antes da primeira curva, por Kodai Tsukakoshi e Kazuki Nakajima. Mais atrás, Lotterer aproveitou o momento de hesitação de Matsuda e roubou-lhe a quinta posição. A primeira volta não seria nada boa para Matsuda, que ainda perderia posições para seu companheiro, João Paulo de Oliveira e também para Naoki Yokomizo da Team Mugen.


Tsukakoshi larga melhor e assume a ponta

Os primeiros pit stops começaram bem cedo, Lotterer e Oshima acabaram entrando juntos, o alemão queria aproveitar a parada, para tomar a posição do piloto da Team LeMans, mas graças ao bom trabalho da equipe de Oshima, o japonês se manteve à frente de Lotterer.

Enquanto os dois pararam, seguiam ainda na pista, Tsukakoshi na liderança, Nakajima em segundo e logo atrás, Izawa e Oliveira. Não demorou muito e Izawa precisou parar, deixando o terceiro lugar para o brasileiro da Impul, na volta a pista, Izawa viu suas chances de pódio irem embora, o piloto da Dandelion havia sido superado por Oshima e Lotterer e recuperar essas posições seria uma tarefa muito dura. Oliveira mantinha um ritmo forte, melhorando seu tempo a cada volta. Quando finalmente parou, a estratégia funcionou, Oliveira ganhou três posições, da sexta posição que ocupava antes do início das trocas, estava agora em terceiro.

Momento difícil para Daisuke Nakajima, depois de uma disputa acirrada com Ryo Orime, os dois se tocaram na chicane, na volta seguinte, na perigosa curva 130R, o pneu de Nakajima furou e o piloto da Nakajima Racing teve muito trabalho para evitar a rodada e um possível forte acidente. A briga pelas últimas posições com Orime é o retrato da decadência da equipe de Satoru.

Na frente, Kazuki Nakajima começava a apertar o ritmo e tirava a diferença em relação à Tsukakoshi. Foi quando o japonês da Dandelion resolveu entrar nos boxes, para o pitstop que decidiria a corrida. Os mecânicos tiveram dificuldades com a troca de pneus e Tsukakoshi na hora de arrancar, o resultado foi uma parada de 22 segundos. Era a chance que Kazuki Nakajima precisava. O japonês da Tom’s aproveitou muito bem, fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, conseguiu abrir uma diferença grande o suficiente para fazê-lo voltar à frente de Tsukakoshi.


Nakajima controlou muito bem o ímpeto de Tsukakoshi

Mas os pneus frios se mostrariam traiçoeiros, quando Nakajima voltou a pista, Tsukakoshi se aproximou muito rápido e tentando se livrar da perseguição de seu compatriota, Nakajima errou na curva Degner e quase rodou. Foi o bastante para Tsukakoshi colar na traseira de Kazuki e tentar a ultrapassagem na chicane, sem sucesso, Tsukakoshi chegou a sair de lado da chicane atrás de Nakajima, mas daí em diante, Nakajima sumiu à frente.

A segunda metade da corrida não teve tantas emoções quanto a primeira, os carros mais espalhados não permitiam brigas diretas por posição, as emoções ficaram por conta então de algumas brigas esparsas e por um animado Yuji Kunimoto, que logo após marcar a melhor volta da prova, quase bateu na sequência de esses no começo do circuito. Kunimoto passou longe da zona de pontuação e nem com a volta mais rápida ficou, Oliveira tirou de Kunimoto essa marca na volta seguinte.


Oshima fez uma ótima exibição pela Team LeMans

Nas voltas finais, duas brigas animaram um pouco a corrida, Lotterer tentava perseguir Oshima, lutando por um quarto lugar, mas nunca conseguiu estar em posição de tentar uma ultrapassagem. Enquanto isso, Duval em sua volta à Formula Nippon, tentava tirar de Matsuda, que também fazia seu retorno, o oitavo lugar, a briga valia apenas um ponto, mas para dois ex-campeões que estavam se readaptando à categoria, esse ponto valia muito. Duval chegava muito nas curvas, mas não conseguia força suficiente na reta para tentar uma ultrapassagem. E foi assim até o fim.

Depois de 43 voltas, Kazuki Nakajima comemorou sua segunda vitória na categoria. O piloto que chegou no pódio em todas as etapas de 2011, mantinha o forte ritmo e começava 2012 com o pé direito. Foi constantemente mais rápido que seu companheiro durante todo o final de semana e saiu do terceiro lugar no grid, para a vitória em Suzuka. Dez pontos que sem dúvida servirão de motivação para Kazuki na disputa do título de 2012.


Oliveira marcou a volta máis rápida da corrida

Tsukakoshi conquistou um excelente segundo lugar, seu melhor resultado pela equipe Dandelion, mostrando a evolução da equipe, não fosse pela desastrosa parada nos pits, Tsukakoshi poderia ter vencido em Suzuka, são fortes indícios de que teremos uma excelente temporada pela frente. Oliveira em terceiro, é a prova de que mais uma vez a Impul estará na briga. Oshima foi uma grata surpresa, com uma Team LeMans em franca evolução. Yamamoto com a Team Mugen poderia ter feito melhor que um sétimo tempo, só não foi possível devido à seu acidente no treino oficial.

A próxima etapa acontece em Motegi, no dia 13 de maio, teremos sem dúvida muitas emoções pela frente nessa temporada e a competitividade em 2012 mostra que vários pilotos e equipes poderão lutar por vitórias. Não existe ainda um favorito absoluto ao título, mas já fica claro que Nakajima, após um excelente ano de estreia em 2011, estará muito mais forte em 2012, numa temporada que conta com quatro ex-campeões, Nakajima aparece como forte candidato a um primeiro título.


O pódio em Suzuka

Formula Nippon 2012 – 1ª Etapa – Suzuka – Resultado Final:

01 – Kazuki Nakajima – Petronas Team Tom’s-Toyota – 1:15:02.966 – 199.63Km/h – 43 Voltas
02 – Kodai Tsukakoshi – DoCoMo Dandelion-Honda - +3.996
03 – João Paulo de Oliveira – Team Impul-Toyota - +12.410
04 – Kazuya Oshima – Team LeMans-Toyota - +20.227
05 – Andre Lotterer – Petronas Team Tom’s-Toyota - +20.783
06 – Takuya Izawa – DoCoMo Dandelion-Honda - +35.162
07 – Naoki Yamamoto – Team Mugen-Honda - +36.310
08 – Tsugio Matsuda – Team Impul-Toyota - +40.661
09 – Loic Duval – Team Kygnus Sunoco-Toyota - +41.490
10 – Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - +1:07.948
11 – Hironobu Yasuda – Kondo Racing-Toyota - +1:17.000
12 – Toshihiro Kaneishi – HP Real Racing-Honda - +1:17.804
13 – Koki Saga – Tochigi Le Beausset-Toyota - +1:24.010
14 – Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - +1:29.520
15 – Takashi Kogure – Nakajima Racing-Honda - +1 Volta
16 – Daisuke Nakajima – Nakajima Racing-Honda - + 1 Volta
17 – Ryo Orime – SGC by KCMG - +2 Voltas

Volta Mais Rápida: João Paulo de Oliveira – Team Impul-Toyota – 1:42.781 – Volta 38

Cameponato de Pilotos:

01 – Kazuki Nakajima – 10 pts
02 – Kodai Tsukakoshi – 08 pts
03 – João Paulo de Oliveira – 06 pts
04 – Kazuya Oshima – 05 pts
05 – Andre Lotterer – 04 pts
06 – Takuya Izawa – 04 pts
07 – Naoki Yamamoto – 02 pts
08 – Tsugio Matsuda – 01 pt

*Takuya Izawa marcou um ponto pela pole position.

Campeonato de Equipes:

01 – Petronas Team Tom’s – 14 pts
02 – DoCoMo Dandelion – 11 pts
03 – Team Impul – 07 pts
04 – Team LeMans – 05 pts
05 – Team Mugen – 02 pts

*Os pontos obtidos através das poles, não contam para o campeonato de equipes.





sábado, 14 de abril de 2012

Andre Lotterer faz o melhor tempo no warm-up em Suzuka




Andre Lotterer foi o mais rápido do warm-up desta manhã

No warm-up realizado nessa manhã em Suzuka, Andre Lotterer reestabeleceu o domínio que teve durante toda a temporada de 2011 e foi o mais rápido, mais de um segundo à frente de Takashi Kogure da Nakajima Racing que ficou com a segunda colocação.

O pole, Takuya Izawa, da Dandelion, foi apenas o sétimo, com seu companheiro de equipe e também da primeira fila em Suzuja, apenas na décima-quarta posição. João Paulo de Oliveira, único brasileiro na categoria, ficou com a quinta posição.

A etapa de abertura da temporada de 2012 da Formula Nippon acontece nessa madrugada, a partir das duas horas da manhã.

Resultados do Warm-up...

01 - Andre Lotterer - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:41.029
02 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:42.315
03 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:42.726
04 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:42.867
05 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:42.921
06 - Loic Duval - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:43.054
07 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:43.095
08 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 1:43.130
09 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:43.226
10 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:43.390
11 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 1:43.417
12 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:43.440
13 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:43.445
14 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:43.586
15 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - 1:43.844
16 - Koki Saga - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:44.121
17 - Ryo Orime - SGC by KCMG-Toyota - 1:44.176

Takuya Izawa conquista em Suzuka a primeira pole de sua carreira



Izawa superou seu companheiro na briga pela pole

Depois do treino livre, com pista molhada, a chuva que havia marcado presença pela manhã, parou. Mas quando os pilotos da Formula Nippon entraram na pista, no começo da tarde, algumas partes ainda estavam bem úmidas, mesmo assim, com exceção da dupla da Nakajima Racing, Daisuke Nakajima e Takashi Kogure e de Koki Saga da Tochigi Le Beausset, todos os outros pilotos entraram já com os pneus slick.

As condições da pista melhoravam a cada volta, e os pilotos aproveitavam cada minuto, para se familiarizar com as condições traiçoeiras da pista de Suzuka. Ao fim do Q1, Kaneishi, D. Nakajima, Saga e Orime, foram eliminados.

Yamamoto bateu e larga em oitavo
No Q2, a batalha foi muito mais acirrada, dos  treze carros restantes, apenas oito passariam para a fase final. Tsukakoshi, que marcou o melhor tempo da primeira parte, novamente vinha muito rápido, mostrando uma Dandelion bastante competitiva, mas quem marcou o melhor tempo no Q2, foi Naoki Yamamoto, da Team Mugen, na pista onde no ano passado, conquistou sua primeira pole na carreira. A grande surpresa do Q2, foi a eliminação do campeão de 2009, Loic Duval, que com o nono tempo, ficou à uma posição de entrar na fase final.

A parte final do treino foi bastante intensa e emocionante, logo no começo, Naoki Yamamoto, motivado com o melhor tempo na segunda parte, tentou repetir a dose e bateu. O carro ficou bastante danificado e o treino foi interrompido. Mesmo mais seca, a pista ainda tinha alguns pontos onde a aderência não era a ideal e Yamamoto experimentou esse problema da pior forma possível.

Quando o treino recomeçou, todos foram com muita pressa para a pista e enquanto todos os olhos estavam voltados para Kodai Tsukakoshi, quem surpreendeu foi exatamente seu companheiro de equipe. Com o tempo de 1:39.583, Takuya Izawa tomou a liderança do treino, com a melhor volta do dia. Enquanto isso, a pista de Suzuka fazia outra vítima, Oliveira perdeu a chance de marcar um bom tempo, quando escorregou com sua Impul e saiu da pista na curva Spoon. O erro custou caro e Oliveira sai apenas na sétima posição.

K. Nakajima começa o ano largando em terceiro
Ficava então a dúvida, quem poderia bater o tempo de Izawa? O único em condições de superá-lo era seu companheiro e a volta final de Tsukakoshi vinha sempre muito próxima de Izawa, ninguém poderia arriscar quem ficaria com a pole. Mas a estrela de Izawa brilhou, Tsukakoshi andou rápido, mas o tempo de 1:39.681 não foi suficiente e Takuya Izawa conquistou sua primeira pole position na carreira, mostrando uma evolução muito grande em relação à 2011 e uma vitória pessoal, superando a pressão do jovem companheiro Tsukakoshi.

As surpresas não pararam por aí. Kazuki Nakajima fez uma excelente volta, que lhe colocou na terceira posição, superando seu companheiro de equipe, o atual campeão, Andre Lotterer. Kazuya Oshima, confirmou a ótima fase que vive dentro da Team LeMans e fechou a segunda fila, com uma volta apenas um milésimo de segundo melhor que a de Matsuda, que veio logo atrás.

Nesse domingo, a largada será às duas da tarde, no horário do Japão, duas horas da manhã, horário de Brasília. A previsão é de pista seca e teremos sem dúvida uma corrida muito interessante. Oliveira e Lotterer, os últimos dois campeões, estão largando atrás de seus companheiros de equipe e tentarão crescer durante a corrida. Yamamoto, que vinha muito rápido, terá seu carro consertado para a largada e é outro que promete muito nessa pista. Teremos sem dúvida, muitas batalhas e disputas acirradas. Vale a pena conferir!

Festa na Dandelion com a dobradinha no treino
Treino Oficial – 1ª Etapa - Suzuka

Q1

01 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:39.583
02 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:39.681
03 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:39.705
04 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:40.362
05 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 1:40.363
06 - Andre Lotterer - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:40.520
07 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:46.777
08 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:47.882

Q2

09 - Loic Duval - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:40.346
10 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:40.397
11 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:40.835
12 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:40.903
13 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - 1:40.963

Q3

14 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 1:42.294
15 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:42.436
16 - Koki Saga - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:43.110
17 - Ryo Orime - SGC by KCMG-Toyota - 1:44.176

Com pista molhada, Oliveira lidera treino livre de sábado em Suzuka



Oliveira foi o mais rápido na pista molhada de Suzuka

Depois de um treino com pista seca na sexta-feira, os pilotos enfrentaram pista molhada nessa manhã de sábado em Suzuka. A chuva que caiu durante toda a madrugada, deixou a pista bastante molhada para o começo dos treinos. Condições que os pilotos já enfrentaram na pré-temporada, quando em Suzuka enfrentaram um dia de muita chuva.

Com as condições adversas, o braço passa a valer muito mais, e nessa mudança, quem se deu bem foi o brasileiro João Paulo de Oliveira, excelente piloto em pista molhada, Oliveira mostrou mais uma vez sua intimidade com essas condições climáticas, com o tempo de 1:49.456, foi o mais rápido, três décimos à frente de seu companheiro Tsugio Matsuda, que apagou o desempenho ruim da sexta-feira, quando ficou em décimo-segundo, conquistando o segundo lugar no treino livre de sábado.

Nakajima andou forte no molhado, 3º tempo pela manhã
Nakajima, marcou o terceiro tempo e mostrou a força da Tom’s, que anda muito bem em qualquer condição de tempo. Tsukakoshi que havia liderado no treino de ontem, ficou com o quinto tempo apenas, ainda sim, o melhor entre os motores Honda.

A decepção dos treinos livres, foi a dupla da Cerumo/Inging, Hirate e Kunimoto não conseguiram se acertar nas condições de pista e ficaram muito aquém dos resultados obtidos nos treinos de pré-temporada em Fuji.

O pior tempo do dia, mais uma vez ficou com Ryo Orime, da KCMG, que mostra uma dificuldade muito grande em se readaptar à categoria, onde correu apenas por uma temporada, em 2006.

À partir das 13:45H no Japão, 01:35H no Brasil, teremos o início da sessão classificatória em Suzuka. A chuva que retornou de forma forte na metade final do treino livre, impossibilitando uma melhora de tempos, pode se manter durante a tarde e a possibilidade de um treino oficial com pista molhada é alta.

Treinos Livres de Sábado...

01 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:49.456
02 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 1:49.761
03 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:49.969
04 - Loic Duval - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:50.019
05 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:50.292
06 - Andre Lotterer - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:50.337
07 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:50.598
08 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:50.609
09 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:50.614
10 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:50.632
11 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:51.259
12 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:51.336
13 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:51.425
14 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - 1:51.756
15 - Koki Saga - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:52.335
16 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 1:52.397
17 - Ryo Orime - SGC by KCMG - 1:56.215

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tsukakoshi lidera primeira sessão de treinos livres em Suzuka



Tsukakoshi começa o ano na frente

E a temporada 2012 da Formula Nippon, finalmente começou oficialmente. Nesta sexta-feira, foi realizada a primeira sessão de treinos livres oficiais do ano. E quem começou na frente foi Kodai Tsukakoshi, mostrando a força da Dandelion, em seu segundo ano na equipe.

Depois de uma excelente temporada de estreia pela equipe, onde Tsukakoshi chegou com condições de brigar pelo título na rodada final em Motegi, o piloto começa o ano muito bem, já havia andado bem nos testes de pré-temporada em Suzuka e confirma nos primeiros treinos livres sua excelente forma na pista japonesa.

Entre os quatro campeões que correm nesta temporada, o atual, Andre Lotterer foi o melhor, com o segundo tempo do dia, foi também o melhor entre os motores Toyota. Oliveira, mostrando que mais uma vez estará na briga pelo título, fez o terceiro tempo, com o outro campeão, Loic Duval logo atrás em quarto. Entre os vencedores na categoria, apenas Matsuda não foi bem, o bicampeão ficou com uma distante décima-segunda posição, muito aquém do que seu talento lhe permite conseguir, portanto podemos esperar um sábado bem melhor do piloto japonês.

Neste sábado, teremos mais uma sessão de treinos livres e também o treino oficial, que vai definir as posições de largada, para a etapa de abertura da Formula Nippon em 2012.

Treinos Livres de Sexta-Feira:

01 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:38.944
02 - Andre Lotterer - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:39.296
03 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:39.486
04 - Loic Duval - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:39.671
05 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:39.698
06 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:39.705
07 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:40.114
08 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:40.167
09 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:40.185
10 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:40.426
11 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:40.531
12 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 1:40.941
13 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:41.179
14 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - 1:41.479
15 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 1:41.932
16 - Koki Saga - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:41.933
17 - Ryo Orime - SGC by KCMG - 1:44.012

Formula Nippon 2012 - Tochigi Le Beausset


A Le Beausset entrou na Formula Nippon apenas em 2011, trazendo para a categoria o japonês Koki Saga, cujo pai tem muita influência na cúpula da Toyota. Sem experiência em categorias de expressão, a Le Beausset passou o ano de 2011 sem conseguir um ponto sequer.

A ligação da Le Beausset com seu piloto vem de longa data, a equipe passou vários anos na F3, antes de resolver adentrar a Formula Nippon, sempre tendo Saga como seu piloto, contando sempre com apoio muito forte da fabricante de peças e parceira da Toyota, Denso.

Em 2012, mais acostumada ao ambiente da Formula Nippon, a Le Beausset espera conseguir seus primeiros pontos na categoria, contando novamente com Koki Saga. Não foi bem nos testes em Fuji, mas com alguma sorte pode acabar conquistando seus primeiros pontos.



Koki Saga
Japonês, 28 anos
Corridas: 7
Pontos: 0
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2011 pela Le Beausset

Koki Saga passou vários anos na F3 Japonesa, antes de ter sua primeira chance na Formula Nippon, mas apesar da experiência de correr desde 2005 na categoria, Saga só conseguiu sua primeira vitória em 2010, ano em que teve seu melhor desempenho na categoria.

A ligação com a Le Beausset vem de longa data. A equipe acompanha Saga na F3 há bastante tempo, levando-o inclusive a disputar o Grande Prêmio de Macau de F3. Depois de anos na mesma categoria, a chance de correr na Formula Nippon chegou em 2011, novamente junto da Le Beausset, porém, a experiência não saiu como o esperado e Saga foi o piloto mais lento do grid da Formula Nippon na última temporada.

Com um ano de experiência e conhecendo melhor o chassi Swift, Saga espera conseguir finalmente seus primeiros pontos na categoria, a parceria com a Le Beausset continua forte, o que lhe garante um lugar seguro na categoria.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Formula Nippon 2012 - DoCoMo Dandelion


A Dandelion estreou na Formula Nippon em 1999, com o argentino Rubén Derfler, como uma das equipes que fechavam o grid da categoria, e assim foi, até que em 2002, com a contratação do norte-irlandês Richard Lyons, a equipe marcou seus primeiros pontos, com um segundo lugar na sexta etapa em Sugo. Daí pra frente a Dandelion evoluiu muito, culminando com o título de pilotos na temporada de 2004, com o mesmo Richard Lyons.

Desde sua estreia na categoria, a Dandelion conta com forte apoio da gigante das telecomunicações no Japão, DoCoMo. A companhia japonesa, não só estampa seu logotipo nos carros da equipe, como também está presente no nome da equipe, que se tornou um dos mais populares e conhecidos no Japão.

De um início fraco em 1999, a Dandelion se tornou uma das equipes mais tradicionais da categoria, da qual sempre se espera desempenhos fortes, mas que há muito tempo vem devendo aos seus fãs, resultados tão expressivos quanto os conquistados por Richard Lyons em sua passagem pela equipe. A última vez em que a Dandelion conseguiu resultados à altura de sua história, foi em 2010, quando contrataram o então campeão da categoria, o francês Loic Duval.

Para 2012, a Dandelion conta com dois pilotos de muito talento, Takuya Izawa, está na equipe desde 2009, mas vê sua posição confortável na equipe, seriamente ameaçada pelo jovem e talentoso Kodai Tsukakoshi, que vindo da HFDP, estreou muito bem em 2011, deixando para trás seu experiente companheiro de equipe. Porém, nos testes de pré-temporada em Fuji, Izawa deu o troco, e começa o ano à frente de seu jovem companheiro de equipe. Com o melhor tempo entre os motores Honda, Izawa levou a Dandelion à terceira colocação nos testes e mostra que a equipe pode sim sonhar com bons resultados em 2012.



Takuya Izawa
Japonês, 27 anos
Corridas: 33
Pontos: 51
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2008 pela ARTA

Takuya Izawa chegou à Formula Nippon em 2008, pela decadente ARTA, substituindo o experiente Toshihiro Kaneishi na equipe de Aguri Suzuki. Em seu primeiro ano, teve como companheiro de equipe o folclórico Yuji Ide. Izawa foi bem, conquistou 19 pontos durante o ano, enquanto Ide ficou lá atrás, com apenas dois. O bom desempenho, levou a DoCoMo Dandelion à contratar o novato japonês para a temporada seguinte.

Ao lado de Richard Lyons, que regressava à equipe após uma ausência de três anos,  Izawa conquistou logo na etapa de abertura em Fuji, seu primeiro pódio na categoria, com uma segunda colocação. O resultado colocou muita pressão sobre os ombros de Izawa que não conseguiu corresponder às expectativas e não conseguiu repetir o bom desempenho de Fuji durante o resto da temporada. Mesmo assim, terminou o ano à frente de Lyons, o que fez com que a Dandelion o mantivesse para 2010.

A temporada de 2010, no entanto, foi um desastre para Izawa, tendo ao seu lado o atual campeão da categoria, o francês Loic Duval, Izawa foi muito mal, terminando o ano com apenas sete pontos, enquanto Duval, com duas vitórias naquela temporada, disputou o título com Oliveira e Lotterer.

Com a saída de Duval, a Dandelion não arriscaria uma dupla inteiramente nova em 2011 e deu uma terceira chance à Izawa, que agora teria a companhia do jovem, talentoso e veloz, Kodai Tsukakoshi, recém-chegado da HFDP. Izawa novamente sucumbiu ao seu companheiro de equipe. Tsukakoshi surpreendeu bastante, conquistando inclusive uma pole, logo em sua segunda corrida pela equipe, em Autopolis. Com dois pódios, em Autopolis e Motegi, Tsukakoshi terminou em quarto, atrás apenas dos três postulantes ao título, enquanto Izawa ficava novamente lá atrás, num distante nono lugar, com apenas 11 pontos, contra 26,5 de Tsukakoshi.

Em 2012, Izawa começou o ano bem, foi o terceiro colocado nos testes em Fuji, o mais rápido entre os motores Honda, deixando Tsukakoshi no nono lugar, sem dúvida uma motivação para o japonês. Mas Takuya sabe que durante a temporada, a história será outra e Tsukakoshi será novamente muito rápido, cabe então à Takuya Izawa, manter o bom desempenho de Fuji e melhorar cada vez mais, para justificar a aposta da Dandelion, que deu à ele, sua quarta temporada consecutiva na equipe. Izawa é rápido e parece começar 2012, muito melhor que em todas as suas temporadas anteriores. O piloto que é sempre muito rápido no SuperGT, parece estar andando no caminho certo, para ser rápido também na Formula Nippon.



Kodai Tsukakoshi
Japonês, 25 anos
Corridas: 23
Pontos: 55,5
Vitórias: 0
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2009 pela HFDP Racing

Kodai Tsukakoshi chegou à Formula Nippon em 2009, com apoio forte da HFDP Racing, e lá permaneceu por dois anos, a aposta da equipe no talento de Tsukakoshi valeu a pena. A equipe, que estreava na Formula Nippon em 2009, conseguiu com Kodai, 20 pontos durante o ano com um desempenho surpreendentemente constante para equipe e piloto estreantes.

Em 2010, a regularidade e a constância de 2009 deram lugar à um desempenho muito irregular. Se por um lado, Tsukakoshi conseguiu uma excelente corrida, debaixo de muita chuva em Motegi, terminando no segundo lugar, o resto da temporada foi um fiasco e o piloto terminou o ano com apenas nove pontos, pontuando apenas nas duas primeiras etapas.

Contratado pela Dandelion para 2011, Tsukakoshi pela primeira vez em sua carreira na Nippon, teria uma equipe com estrutura suficiente para lhe proporcionar os resultados, que seu talento lhe permitiria conseguir. Isso ficou evidente, quando logo na segunda corrida pela equipe, em Autopolis, Tsukakoshi conquistou a pole position, surpreendendo à todos e mostrando que a decisão da Dandelion de contratá-lo foi muito acertada. A regularidade e constância voltaram e Tsukakoshi terminou todas as corridas na zona de pontuação, com direito à dois pódios, em Autopolis e Motegi. O japonês chegou à rodada dupla final em Motegi, ainda com chances remotas de título, mesmo que apenas matemáticas, mostravam o bom trabalho de Tsukakoshi durante o ano. No fim das contas, ficou atrás apenas dos pilotos das duas gigantes da Formula Nippon, a dupla da Tom’s, Andre Lotterer, o campeão e Kazuki Nakajima vice e João Paulo de Oliveira da Impul, que ficou com o terceiro lugar. Tsukakoshi ficou apenas 1,5 pontos atrás de Oliveira, uma conquista e tanto para a Dandelion e para o jovem piloto.

Em 2012, Tsukakoshi tentará sua primeira vitória na categoria. Os testes em Fuji foram bons para a Dandelion, mas não tanto para Tsukakoshi, que com o nono tempo, ficou distante de Izawa, que foi o mais rápido entre os motores Honda. Mas o mal desempenho certamente foi apenas um acidente, e o que evidencia ainda mais esse fato, é o forte desempenho de Tsukakoshi na pista molhada em Suzuka, onde fez o melhor tempo. Tsukakoshi é muito rápido e veloz, a temporada de 2012 é sua chance de se firmar de vez como um dos melhores pilotos da atualidade na Formula Nippon e a primeira vitória parece mais perto do que nunca.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Formula Nippon 2012 - Project μ/Cerumo-Inging


Funcionando como uma equipe conjunta, a Cerumo/Inging, existe desde 2008. A equipe, é a junção de duas competitivas e tradicionais equipes do automobilismo japonês, a Team Cerumo e a Inging Motorsport.

A Team Cerumo, sempre foi uma das mais tradicionais equipes da categoria, porém, a Cerumo nunca conseguiu ser tão competitiva quanto gostaria de ser. Diferente do SuperGT, onde a equipe é uma das principais forças até hoje. Enfrentando sérias perdas de patrocínio, no final da temporada de 2007, a Team Cerumo se viu obrigada a juntar forçar com a recém-chegada Inging Motorsport, que estreou na Formula Nippon em 2006, já contando com boa experiência em categorias como a F3.

O primeiro ano da equipe, acabou sendo seu melhor, contando com duas equipes no grid e três carros, conseguiu um pódio com cada um de seus pilotos, sendo o melhor resultado, um segundo lugar de Yuji Tachikawa, na abertura da temporada, em Fuji.

Nos anos seguintes, a equipe não chegou nem perto do seu potencial, Tachikawa conseguiu apenas nove pontos em 2009, Takuto Iguchi, apenas três em 2010 e Yuji Kunimoto, seis pontos e meio na temporada de 2011. A equipe também enfrentou sérios problemas de patrocínio, que mudavam a cada ano. Em 2012, pela primeira vez desde sua criação, a Cerumo/Inging, mantém a nomenclatura do ano anterior, mostrando uma melhora na consistência da equipe, além disso, ao invés de apenas um carro, contará com dois, depois da chegada de Kohei Hirate.

A equipe espera evoluir bastante em 2012, um investimento maior e uma preparação de mais qualidade, surtiram efeito e a equipe se manteve sempre entre os seis primeiros nos testes de pré-temporada em Fuji. A experiência do ainda jovem Hirate, será de grande impotância para o crescimento do novato Kunimoto, que faz apenas sua segunda temporada na Formula Nippon. Hirate que acumulou bastante conhecimento técnico, depois de quatro anos na Impul, pode ajudar a Cerumo/Inging a conquistar sua primeira vitória como equipe conjunta.



Kohei Hirate
Japonês, 26 anos
Corridas: 31
Pontos: 114,5
Vitórias: 2
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2008 pela TP Checker Impul

Depois de algumas temporadas Europa, onde não conseguiu resultados muito expressivos, Kohei Hirate resolveu regressar ao Japão em 2008. Encontrou na Formula Nippon uma excelente porta de entrada e estreou já pela melhor equipe da categoria, a Impul, porém, pela segunda equipe do time, a TP Checker Impul.

Não se esperava tanto de Hirate em sua primeira temporada, mas o japonês mostrou velocidade e competência e em seu primeiro ano, conquistou sua primeira vitória na categoria, na rodada dupla disputada em Suzuka, em julho de 2008, venceu a segunda etapa do dia e mostrou que não havia chegado ali à toa. Ainda naquela temporada, conseguiu mais dois pódios e terminou com a quarta posição ao final da temporada.

Em 2009, continuou como o único piloto da segunda equipe da Impul, agora com novo patrocinador, o que mudou o nome da equipe para, Ahead Team Impul. Foi uma temporada difícil, não só para Hirate, mas para toda a equipe Impul, os melhores resultados do ano para Hirate foram dois terceiros lugares.

Para 2010, muitas mudanças na Impul, apenas uma equipe e mudanças radicais entre os pilotos, Treluyer e Matsuda saíram, chegou o brasileiro João Paulo de Oliveira e Hirate se juntou à Oliveira para formar a dupla da Mobil 1 Team Impul.

Foi uma temporada irregular para Hirate, misturando bons resultados, com outros abaixo da média, Hirate se reencontrou com a vitória em Fuji, mas terminou o ano com apenas duas visitas ao pódio e uma quinta colocação no campeonato de pilotos, enquanto seu companheiro Oliveira, conquistava o título para a Impul.

Em 2011, Hirate não conseguiu se encontrar com o carro e ficou bem distante, oitavo lugar no campeonato de pilotos, com apenas um pódio, na etapa de Fuji. O desempenho de Hirate, foi muito abaixo do esperado e acabou motivando sua saída da equipe, a Impul trouxe de volta Matsuda e Hirate acabou encontrando na Cerumo/Inging um lugar para permanecer na categoria.

O que parecia um passo para trás, na verdade se tornou um passo à frente, Hirate foi muito bem nos testes de pré-temporada e a Cerumo/Inging mostra uma competitividade muito maior que nos anos anteriores, o que permite a Hirate sonhar de novo com uma vitória na categoria.



Yuji Kunimoto
Japonês, 21 anos
Corridas: 7
Pontos: 6,5
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2011 pela Project μ/Cerumo-Inging

Yuji Kunimoto chegou à Formula Nippon em 2011, com todos os holofotes sobre sua cabeça, atual campeão da F3 Japonesa, Kunimoto tinha no bolso o retrospecto excelente da campanha de seu título, foram 10 vitórias, 12 pódios, 10 voltas mais rápidas e 9 poles em apenas 16 corridas, tudo isso trazia ao mesmo tempo muita motivação e muita pressão para Kunimoto.

Porém, a estreia pela Cerumo/Inging não foi como o japonês esperava, a equipe jamais foi suficientemente competitiva e Kunimoto, (que tentava apagar o fracasso de seu irmão Keisuke, que após vencer em Macau em 2008 e chegar à Nippon com uma badalação tão grande quanto a sua, conseguiu apenas um ponto em 2009), terminou 2011 com apenas 6,5 pontos.

Apesar dos maus resultados, a Cerumo/Inging, confiando no talento de Kunimoto, dá ao japonês em 2012, a chance de conquistar os resultados que se esperava dele no ano anterior, agora com a companhia de Hirate, mais experiente e com capacidade para desenvolver o carro, Kunimoto pode enfim mostrar que seu desempenho impecável na F3 Japonesa em 2010, não foi um acidente e sim uma prova de seu grande talento, será um ano de afirmação para Kunimoto, muita pressão por resultados, mas o japonês respondeu muito bem e nos testes de pré-temporada, andou sempre muito perto de seu forte companheiro de equipe.