segunda-feira, 9 de abril de 2012

Formula Nippon 2012 - Project μ/Cerumo-Inging


Funcionando como uma equipe conjunta, a Cerumo/Inging, existe desde 2008. A equipe, é a junção de duas competitivas e tradicionais equipes do automobilismo japonês, a Team Cerumo e a Inging Motorsport.

A Team Cerumo, sempre foi uma das mais tradicionais equipes da categoria, porém, a Cerumo nunca conseguiu ser tão competitiva quanto gostaria de ser. Diferente do SuperGT, onde a equipe é uma das principais forças até hoje. Enfrentando sérias perdas de patrocínio, no final da temporada de 2007, a Team Cerumo se viu obrigada a juntar forçar com a recém-chegada Inging Motorsport, que estreou na Formula Nippon em 2006, já contando com boa experiência em categorias como a F3.

O primeiro ano da equipe, acabou sendo seu melhor, contando com duas equipes no grid e três carros, conseguiu um pódio com cada um de seus pilotos, sendo o melhor resultado, um segundo lugar de Yuji Tachikawa, na abertura da temporada, em Fuji.

Nos anos seguintes, a equipe não chegou nem perto do seu potencial, Tachikawa conseguiu apenas nove pontos em 2009, Takuto Iguchi, apenas três em 2010 e Yuji Kunimoto, seis pontos e meio na temporada de 2011. A equipe também enfrentou sérios problemas de patrocínio, que mudavam a cada ano. Em 2012, pela primeira vez desde sua criação, a Cerumo/Inging, mantém a nomenclatura do ano anterior, mostrando uma melhora na consistência da equipe, além disso, ao invés de apenas um carro, contará com dois, depois da chegada de Kohei Hirate.

A equipe espera evoluir bastante em 2012, um investimento maior e uma preparação de mais qualidade, surtiram efeito e a equipe se manteve sempre entre os seis primeiros nos testes de pré-temporada em Fuji. A experiência do ainda jovem Hirate, será de grande impotância para o crescimento do novato Kunimoto, que faz apenas sua segunda temporada na Formula Nippon. Hirate que acumulou bastante conhecimento técnico, depois de quatro anos na Impul, pode ajudar a Cerumo/Inging a conquistar sua primeira vitória como equipe conjunta.



Kohei Hirate
Japonês, 26 anos
Corridas: 31
Pontos: 114,5
Vitórias: 2
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2008 pela TP Checker Impul

Depois de algumas temporadas Europa, onde não conseguiu resultados muito expressivos, Kohei Hirate resolveu regressar ao Japão em 2008. Encontrou na Formula Nippon uma excelente porta de entrada e estreou já pela melhor equipe da categoria, a Impul, porém, pela segunda equipe do time, a TP Checker Impul.

Não se esperava tanto de Hirate em sua primeira temporada, mas o japonês mostrou velocidade e competência e em seu primeiro ano, conquistou sua primeira vitória na categoria, na rodada dupla disputada em Suzuka, em julho de 2008, venceu a segunda etapa do dia e mostrou que não havia chegado ali à toa. Ainda naquela temporada, conseguiu mais dois pódios e terminou com a quarta posição ao final da temporada.

Em 2009, continuou como o único piloto da segunda equipe da Impul, agora com novo patrocinador, o que mudou o nome da equipe para, Ahead Team Impul. Foi uma temporada difícil, não só para Hirate, mas para toda a equipe Impul, os melhores resultados do ano para Hirate foram dois terceiros lugares.

Para 2010, muitas mudanças na Impul, apenas uma equipe e mudanças radicais entre os pilotos, Treluyer e Matsuda saíram, chegou o brasileiro João Paulo de Oliveira e Hirate se juntou à Oliveira para formar a dupla da Mobil 1 Team Impul.

Foi uma temporada irregular para Hirate, misturando bons resultados, com outros abaixo da média, Hirate se reencontrou com a vitória em Fuji, mas terminou o ano com apenas duas visitas ao pódio e uma quinta colocação no campeonato de pilotos, enquanto seu companheiro Oliveira, conquistava o título para a Impul.

Em 2011, Hirate não conseguiu se encontrar com o carro e ficou bem distante, oitavo lugar no campeonato de pilotos, com apenas um pódio, na etapa de Fuji. O desempenho de Hirate, foi muito abaixo do esperado e acabou motivando sua saída da equipe, a Impul trouxe de volta Matsuda e Hirate acabou encontrando na Cerumo/Inging um lugar para permanecer na categoria.

O que parecia um passo para trás, na verdade se tornou um passo à frente, Hirate foi muito bem nos testes de pré-temporada e a Cerumo/Inging mostra uma competitividade muito maior que nos anos anteriores, o que permite a Hirate sonhar de novo com uma vitória na categoria.



Yuji Kunimoto
Japonês, 21 anos
Corridas: 7
Pontos: 6,5
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2011 pela Project μ/Cerumo-Inging

Yuji Kunimoto chegou à Formula Nippon em 2011, com todos os holofotes sobre sua cabeça, atual campeão da F3 Japonesa, Kunimoto tinha no bolso o retrospecto excelente da campanha de seu título, foram 10 vitórias, 12 pódios, 10 voltas mais rápidas e 9 poles em apenas 16 corridas, tudo isso trazia ao mesmo tempo muita motivação e muita pressão para Kunimoto.

Porém, a estreia pela Cerumo/Inging não foi como o japonês esperava, a equipe jamais foi suficientemente competitiva e Kunimoto, (que tentava apagar o fracasso de seu irmão Keisuke, que após vencer em Macau em 2008 e chegar à Nippon com uma badalação tão grande quanto a sua, conseguiu apenas um ponto em 2009), terminou 2011 com apenas 6,5 pontos.

Apesar dos maus resultados, a Cerumo/Inging, confiando no talento de Kunimoto, dá ao japonês em 2012, a chance de conquistar os resultados que se esperava dele no ano anterior, agora com a companhia de Hirate, mais experiente e com capacidade para desenvolver o carro, Kunimoto pode enfim mostrar que seu desempenho impecável na F3 Japonesa em 2010, não foi um acidente e sim uma prova de seu grande talento, será um ano de afirmação para Kunimoto, muita pressão por resultados, mas o japonês respondeu muito bem e nos testes de pré-temporada, andou sempre muito perto de seu forte companheiro de equipe.

Nenhum comentário: