Funcionando como uma equipe
conjunta, a Cerumo/Inging, existe desde 2008. A equipe, é a junção de duas
competitivas e tradicionais equipes do automobilismo japonês, a Team Cerumo e a
Inging Motorsport.
A Team Cerumo, sempre foi uma das
mais tradicionais equipes da categoria, porém, a Cerumo nunca conseguiu ser tão
competitiva quanto gostaria de ser. Diferente do SuperGT, onde a equipe é uma
das principais forças até hoje. Enfrentando sérias perdas de patrocínio, no
final da temporada de 2007, a Team Cerumo se viu obrigada a juntar forçar com a
recém-chegada Inging Motorsport, que estreou na Formula Nippon em 2006, já
contando com boa experiência em categorias como a F3.
O primeiro ano da equipe, acabou
sendo seu melhor, contando com duas equipes no grid e três carros, conseguiu um
pódio com cada um de seus pilotos, sendo o melhor resultado, um segundo lugar
de Yuji Tachikawa, na abertura da temporada, em Fuji.
Nos anos seguintes, a equipe não
chegou nem perto do seu potencial, Tachikawa conseguiu apenas nove pontos em
2009, Takuto Iguchi, apenas três em 2010 e Yuji Kunimoto, seis pontos e meio na
temporada de 2011. A equipe também enfrentou sérios problemas de patrocínio,
que mudavam a cada ano. Em 2012, pela primeira vez desde sua criação, a
Cerumo/Inging, mantém a nomenclatura do ano anterior, mostrando uma melhora na
consistência da equipe, além disso, ao invés de apenas um carro, contará com
dois, depois da chegada de Kohei Hirate.
A equipe espera evoluir bastante
em 2012, um investimento maior e uma preparação de mais qualidade, surtiram
efeito e a equipe se manteve sempre entre os seis primeiros nos testes de pré-temporada
em Fuji. A experiência do ainda jovem Hirate, será de grande impotância para o
crescimento do novato Kunimoto, que faz apenas sua segunda temporada na Formula
Nippon. Hirate que acumulou bastante conhecimento técnico, depois de quatro
anos na Impul, pode ajudar a Cerumo/Inging a conquistar sua primeira vitória
como equipe conjunta.
Japonês, 26 anos
Corridas: 31
Pontos: 114,5
Vitórias: 2
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2008 pela TP
Checker Impul
Depois de algumas temporadas Europa,
onde não conseguiu resultados muito expressivos, Kohei Hirate resolveu
regressar ao Japão em 2008. Encontrou na Formula Nippon uma excelente porta de
entrada e estreou já pela melhor equipe da categoria, a Impul, porém, pela
segunda equipe do time, a TP Checker Impul.
Não se esperava tanto de Hirate
em sua primeira temporada, mas o japonês mostrou velocidade e competência e em
seu primeiro ano, conquistou sua primeira vitória na categoria, na rodada dupla
disputada em Suzuka, em julho de 2008, venceu a segunda etapa do dia e mostrou
que não havia chegado ali à toa. Ainda naquela temporada, conseguiu mais dois
pódios e terminou com a quarta posição ao final da temporada.
Em 2009, continuou como o único
piloto da segunda equipe da Impul, agora com novo patrocinador, o que mudou o
nome da equipe para, Ahead Team Impul. Foi uma temporada difícil, não só para
Hirate, mas para toda a equipe Impul, os melhores resultados do ano para Hirate
foram dois terceiros lugares.
Para 2010, muitas mudanças na
Impul, apenas uma equipe e mudanças radicais entre os pilotos, Treluyer e
Matsuda saíram, chegou o brasileiro João Paulo de Oliveira e Hirate se juntou à
Oliveira para formar a dupla da Mobil 1 Team Impul.
Foi uma temporada irregular para
Hirate, misturando bons resultados, com outros abaixo da média, Hirate se
reencontrou com a vitória em Fuji, mas terminou o ano com apenas duas visitas
ao pódio e uma quinta colocação no campeonato de pilotos, enquanto seu
companheiro Oliveira, conquistava o título para a Impul.
Em 2011, Hirate não conseguiu se
encontrar com o carro e ficou bem distante, oitavo lugar no campeonato de
pilotos, com apenas um pódio, na etapa de Fuji. O desempenho de Hirate, foi
muito abaixo do esperado e acabou motivando sua saída da equipe, a Impul trouxe
de volta Matsuda e Hirate acabou encontrando na Cerumo/Inging um lugar para
permanecer na categoria.
O que parecia um passo para trás,
na verdade se tornou um passo à frente, Hirate foi muito bem nos testes de
pré-temporada e a Cerumo/Inging mostra uma competitividade muito maior que nos
anos anteriores, o que permite a Hirate sonhar de novo com uma vitória na
categoria.
Yuji Kunimoto
Japonês, 21 anos
Corridas: 7
Pontos: 6,5
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2011 pela Project
μ/Cerumo-Inging
Yuji Kunimoto chegou à Formula
Nippon em 2011, com todos os holofotes sobre sua cabeça, atual campeão da F3
Japonesa, Kunimoto tinha no bolso o retrospecto excelente da campanha de seu
título, foram 10 vitórias, 12 pódios, 10 voltas mais rápidas e 9 poles em
apenas 16 corridas, tudo isso trazia ao mesmo tempo muita motivação e muita
pressão para Kunimoto.
Porém, a estreia pela
Cerumo/Inging não foi como o japonês esperava, a equipe jamais foi
suficientemente competitiva e Kunimoto, (que tentava apagar o fracasso de seu
irmão Keisuke, que após vencer em Macau em 2008 e chegar à Nippon com uma badalação
tão grande quanto a sua, conseguiu apenas um ponto em 2009), terminou 2011 com
apenas 6,5 pontos.
Apesar dos maus resultados, a
Cerumo/Inging, confiando no talento de Kunimoto, dá ao japonês em 2012, a
chance de conquistar os resultados que se esperava dele no ano anterior, agora
com a companhia de Hirate, mais experiente e com capacidade para desenvolver o
carro, Kunimoto pode enfim mostrar que seu desempenho impecável na F3 Japonesa
em 2010, não foi um acidente e sim uma prova de seu grande talento, será um ano
de afirmação para Kunimoto, muita pressão por resultados, mas o japonês respondeu
muito bem e nos testes de pré-temporada, andou sempre muito perto de seu forte
companheiro de equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário