Na Formula Nippon desde sua
criação, a Nakajima Racing é depois da Team Impul, a equipe mais vencedora da
categoria e uma das mais tradicionais do Japão. Seu dono e fundador, Satoru
Nakajima, tem com a Honda uma esteita relação, desde os seus dias de piloto,
relação essa que extendeu-se também para sua equipe, na Formula Nippon e no
SuperGT.
Ao todo, são quatro títulos na
Formula Nippon, Tom Coronel em 1999, Toranosuke Takagi em 2000, dois anos de
dominação ostensiva da Nakajima Racing, que à época chamava-se ainda PIAA
Nakajima, 2002 com Ralph Firman e por fim, 2009 com Loic Duval. A Nakajima
Racing foi também a última campeã do antigo campeonato da F3000 Japonesa, no
ano de 1995, com o japonês Toshio Suzuki.
Dos quatro campeões que correm a
temporada de 2012 da Formula Nippon, três já passaram pela equipe de Nakajima, Andre
Lotterer, Tsugio Matsuda e Loic Duval. Mas apenas Duval conseguiu levar a
equipe à um título. Lotterer chegou ao vice-campeonato pela equipe em 2004,
enquanto Matsuda conseguiu no máximo uma vitória e terminou seu melhor
campeonato pela equipe na quarta colocação, em 2000.
A grande aposta de Nakajima é em
seu principal piloto, fiel a equipe e que desde 2003 só deixou de correr pelo
time de Satoru em 2006, Takashi Kogure. O japonês entra em sua nona temporada,
buscando seu primeiro título. A equipe também conta, pelo segundo ano
consecutivo, com a presença do filho mais novo de Satoru, Daisuke Nakajima.
Inexpressivo em seus resultados na temporada de estreia em 2011, Daisuke busca
a redenção em 2012.
O ano não começou muito bem para
a Nakajima Racing, a equipe foi mal nos testes de pré-temporada, ficando muito
aquém daquilo que se espera de uma equipe de ponta. Não conseguiu sequer entrar
no Top 10 nos testes em Fuji e terá muito trabalho pela frente para a abertura
da temporada em Suzuka no dia 15 de abril.
Japonês, 23 anos
Corridas: 7
Pontos: 2
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2011 pela
Nakajima Racing
Daisuke Nakajima despontou como
esperança japonesa, quando partiu para a Inglaterra em 2009, para correr na F3
Inglesa, naquele momento, Satoru chegou a declarar que seu filho mais novo era
mais talentoso que o primogênito, Kazuki Nakajima. Mas as apostas deram errado,
em dois anos na categoria britânica, Nakajima não conquistou nenhuma vitória. O
fracasso na Europa, trouxe o piloto de volta para o Japão, onde encontrou na
equipe de seu pai, a principal porta de entrada para a categoria máxima do
automobilismo japonês.
Correndo ao lado de um dos
pilotos mais rápidos da categoria, Nakajima teve um ano difícil em 2011,
classificando-se muito mal, jamais conseguiu fazer uma corrida perto das expectativas
de seu pai. Terminou o campeonato com apenas dois pontos, um desempenho muito
fraco para um piloto da Nakajima Racing.
Em 2012, mais acostumado ao carro
da Formula Nippon e ao ambiente da categoria, Nakajima começou os testes de
pré-temporada na frente de Kogure, porém, ainda assim, muito abaixo do
esperado, não conseguiu entrar no Top 10 e mostra que o trabalho, tanto seu,
quanto de sua equipe, terá de ser intenso para conquistar resultados
expressivos em 2012.
Takashi Kogure
Japonês, 31 anos
Corridas: 80
Pontos: 219,5
Vitórias: 7
Poles: 15
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2003 pela PIAA
Nakajima
Takashi Kogure é um dos pilotos
mais experientes da categoria e também um dos mais rápidos. O estilo de
pilotagem de Kogure é um dos mais adorados pela torcida japonesa, o que faz
dele um dos pilotos mais populares da categoria. Seu arrojo permite corridas
espetaculares, por muitas vezes acaba causando saídas de pistas e acidentes,
mas trás sempre muita emoção às corridas. Kogure é daqueles pilotos com o
talento mais puro para a velocidade. Esse talento se traduz nas 15 poles que o
japonês conquistou na categoria ao longo de sua carreira, um número bastante
expressivo.
Kogure surgiu para a Formula
Nippon em 2003, após ser campeão da F3 Japonesa no ano anterior com um desempenho
assombroso, em 20 corridas, Kogure venceu 11, marcou pole em 10 e chegou ao
pódio em 15, conquistando ainda 8 voltas mais rápidas, desempenho que lhe
rendeu o título com incríveis 290 pontos.
Em sua temporada de estreia,
Kogure já conseguiu logo um pódio, com um segundo lugar na etapa final em
Suzuka. Na temporada seguinte, em 2004, a abertura seria na mesma Suzuka onde
Kogure havia conquistado o primeiro pódio da carreira e para surpresa de todos,
o japonês fez ainda mais do que na despedida de 2003, venceu a abertura da
temporada e provou de vez que havia chegado à categoria para brigar na frente. Mas apesar da vitória
em Suzuka, a inconstância de Kogure acabou fazendo com que o piloto perdesse
terreno durante o ano, terminando o campeonato no sétimo lugar. No ano
seguinte, Kogure não venceu, mas já mostrava sua habilidade nas voltas rápidas
com três poles durante a temporada.
O ano de 2006, foi sem dúvida o
mais decepcionante da carreira do piloto japonês. Tentando a sorte na ARTA,
conquistou seu recorde de poles em uma única temporada da Formula Nippon, foram
cinco poles em nove corridas. Mas apesar do excelente desempenho em treinos, as
corridas foram sempre um desastre, Kogure teve inúmeros problemas, quebras,
acidentes, rodadas e o fantástico desempenho nos treinos, se transformou em
apenas três pontos, o que jogou Kogure para um distante décimo-segundo lugar na
tabela final do campeonato.
Em 2007, de volta à PIAA
Nakajima, Kogure retomou o caminho das vitórias e pela primeira vez na
carreira, chegou à decisão do campeonato com chances de título. Novamente,
muitas poles, quatro e dessa vez, três vitórias, o piloto mais vencedor em
2007, ao lado de Satoshi Motoyama. A corrida final daquele ano em Suzuka,
trouxe para Kogure, momentos completamente opostos. Kogure liderava a prova,
quando Treluyer e Duval bateram, aquele resultado dava o título ao piloto
japonês. Kogure venceu, comemorou o título, mas no fim, não levou. Na inspeção
em seu carro após a corrida, foi constatada uma irregularidade nas medidas do
assoalho, Kogure foi desclassificado e viu o sonhado título, escapar de suas
mãos, terminou aquele ano com a terceira colocação.
Nos anos que se seguiram, Kogure
não conseguiu repetir a façanha de 2007, chegou a vencer duas vezes em 2009,
quando seu companheiro Duval foi campeão e também ganhou uma corrida em 2010,
mas ficou longe da batalha pelo título. Em 2011, sofreu com a queda de
rendimento da Nakajima Racing e terminou a temporada com apenas 16,5 pontos, na
sétima colocação.
Em 2012, Kogure pretende voltar a
mostrar toda sua velocidade, mas não será nada fácil, a Nakajima não mostrou
evolução na pré-temporada, pelo contrário, a equipe parece ter caminhado para
trás e Kogure ficou atrás até de seu companheiro de equipe. Será um ano de
muita luta para Kogure e sua equipe, a briga por vitórias parece distante, mas
fica a esperança de uma reconstrução e reestruturação da equipe para o ano seguinte
em 2013.
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