A Team LeMans tem uma das
histórias mais ricas da Formula Nippon. Fundada em 1967, iniciou com atividades
de importação e exportação de automóveis. Dois anos depois, criou seu
departamento de corridas. Participou das competições de monopostos no Japão
desde a criação da F2000, passando por F2 e F3000, até chegar na atual Formula
Nippon. Foi pela Team LeMans, que o heptacampeão de F1, Michael Schumacher, fez
sua única corrida na extinta F3000 Japonesa, terminando em segundo lugar na
etapa de Sugo, em julho de 1991, pouco tempo antes de estrear pela Jordan na
F1.
Na Formula Nippon, foram dois
títulos, o primeiro deles, logo na temporada inicial da categoria em 1996, com
o alemão Ralf Schumacher, num campeonato muito equilibrado, decidido na última
etapa, debaixo de muita chuva em Fuji. Dois anos depois, o segundo triunfo da
Team LeMans na categoria, viria com o maior campeão da história da Formula
Nippon. Satoshi Motoyama venceu o campeonato naquele ano, o primeiro de seus
quatro títulos na categoria. No ano seguinte, Motoyama ficaria com o vice
campeonato, perdendo o título para o holandês Tom Coronel da PIAA Nakajima,
para a temporada de 2000, Motoyama partiu para a Impul e começava então a
decadência da Team LeMans.
Nos anos que se seguiram, a
equipe ainda conseguiu algumas poles e um vice campeonato de construtores em
2003, ano da última vitória da equipe na categoria, conquistada por um
Toshihiro Kaneishi em começo de carreira.
Anos depois em 2008, já veterano
e com muita bagagem, Motoyama regressou à Team LeMans. A expectativa era
grande, todos acreditavam que em sua temporada de despedida da Formula Nippon,
Motoyama levaria a Team LeMans a uma vitória tantos anos depois. A temporada
não foi ruim, Motoyama conseguiu duas poles, mas algumas quebras do carro e a
falta de uma estrutura de equipe de ponta, impediram o japonês de alcançar a
tão sonhada vitória em seu ano de despedida. Mesmo assim, com um terceiro lugar
em Suzuka, Motoyama deu de presente à Team LeMans um pódio em sua despedida,
sua tarefa estava mais do que cumprida.
Com Kazuya Oshima pelo segundo
ano consecutivo na equipe, a Team LeMans espera melhores resultados. Em 2011,
Oshima ficou com a quinta posição no campeonato, tendo conquistado um pódio em
Autopolis e uma pole position em Sugo. Também pelo segundo ano consecutivo, por
questões contratuais, a Team LeMans se divide em duas, seu outro braço é a Team
Kygnus Sunoco.
Kazuya Oshima
Japonês, 24 anos
Corridas: 23
Pontos: 56
Vitórias: 1
Poles: 2
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2009 pela Petronas
Team Tom’s
Quando Kazuya Oshima venceu a
temporada de 2007 da F3 Japonesa de forma avassaladora, os holofotes de todo o
Japão se voltaram para o jovem piloto, que à altura tinha apenas 20 anos. O
destino foi a Europa, porém, uma desastrosa temporada na decadente F3 Européia,
fez com que Oshima voltasse ao Japão, não sem antes deixar sua marca com uma
vitória na categoria.
Estreou logo numa das principais
equipes da Formula Nippon, a Petronas Team Tom’s. Não foi a temporada dos
sonhos para Oshima, com apenas um pódio, na quarta etapa em Fuji, Oshima ficou aquém
das expectativas, mas prosseguiu na equipe para 2010.
Ainda sem encantar como fez na F3
Japonesa, Oshima conseguiu em 2010, sua primeira e única vitória até agora na
categoria. Foi na etapa de Sugo, a quinta do ano. Uma etapa espetacular, uma
das melhores corridas da história da Formula Nippon, repleta de ultrapassagens
e alternativas, foi decidida na última volta, quando o brasileiro João Paulo de
Oliveira começou a diminuir depois de algumas curvas, sua Impul estava sem
gasolina e a vitória caiu nos braços de Oshima, que comemorou muito, depois de
alguns anos de sofrimento e pressão por resultados, finalmente Oshima fazia as
pazes com a vitória. Mas esse resultado isolado não foi suficiente para manter
o japonês na equipe, em 2011, perdeu a vaga para Kazuki Nakajima.
Sem lugar na Tom’s, Oshima partiu
então para a Team LeMans, onde logo em sua primeira temporada, terminou na
quinta colocação, conseguindo um pódio em Autopolis, quando perdeu a vitória
exatamente para seu substituto na Tom’s, Kazuki Nakajima. Conseguiu também uma
pole position na etapa de Sugo, onde Oshima parece se sentir muito a vontade.
Em 2012, Oshima quer mostrar que
a Team LeMans apostou certo ao contratá-lo em 2011. Será o ano de afirmação do
japonês, que precisará manter um ritmo forte e conquistar resultados ainda
melhores e provar que todo o talento mostrado na F3 Japonesa não se perdeu.
Oshima é um dos pilotos mais arrojados da Formula Nippon e se conseguir aliar
seu arrojo à uma constância maior, sem dúvida vai dar muita dor de cabeça para
as grandes equipes.
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