domingo, 4 de março de 2012

Com pista molhada, Oliveira fatura etapa comemorativa em Suzuka



Largada, Takuma Sato assume a ponta

Durante as comemorações dos 50 anos de Suzuka, uma etapa extra campeonato da Formula Nippon foi realizada na tarde desse domingo no Japão, madrugada de sábado para domingo no Brasil. Os pilotos tiveram meia hora de testes, onde puderam conhecer o novo asfalto de Suzuka. Esse teste também serviu para o primeiro contato dos dois estreantes da temporada de 2012, Takuma Sato com a equipe Team Mugen e Hironobu Yasuda com a equipe Kondo Racing.

Ao contrário da sessão de treinos livres, que foi realizada com pista seca, a corrida comemorativa da Formula Nippon, chamada pelos organizadores de “Round 0”, foi disputada com pista molhada. Cerca de uma hora antes da largada uma tempestade desabou em Suzuka, deixando a pista completamente encharcada.

O grid foi determinado pela organização da categoria, cujos critérios não foram revelados. Andre Lotterer, campeão da temporada de 2011 saiu na pole, com Takuma Sato ao seu lado na primeira fila. O brasileiro João Paulo de Oliveira saiu em terceiro.

Na largada, Lotterer patinou, Sato que conseguiu se equilibrar melhor na partida, tomou a ponta antes até da primeira curva. Ninguém em Suzuka poderia esperar um começo de prova tão forte de Sato, nos treinos livres da manhã Sato fez apenas o décimo-quinto tempo. O japonês conseguia imprimir um ritmo forte na pista molhada, controlando os ataques de Lotterer, mas era evidente que o carro de Sato estava no limite e o ritmo forte não durou muito tempo.

Quando Lotterer conseguiu se aproximar perigosamente, na saída da segunda perna da curva Degner, Sato perdeu a concentração, errou a tomada do Hairpin e permitiu que Lotterer emparelhasse. Mas a pista escorregadia acabou atrapalhando Lotterer, o piloto alemão perdeu a tangência na Spoon e Oliveira aproveitou a chance, colocou lado a lado com o campeão de 2011 e na 130R tomou a segunda posição.


Oliveira à caça de Sato

A partir daí começou a caça de Oliveira à Takuma Sato. Oliveira encostava muito nas partes sinuosas, porém Sato conseguia  uma vantagem suficiente nas retas, que impedia o brasileiro de tentar uma ultrapassagem. Porém, Sato errou novamente, na saída da segunda perna da Degner, Sato quase foi parar na grama, perdeu tração e Oliveira não perdoou, emparelhou com o japonês e no Hairpin fez a ultrapassagem. Sato ainda tentou dar o troco, porém o melhor contorno de curva de Oliveira possibilitou uma melhor reaceleração e Sato não conseguiu uma posição de ataque.

Depois da ultrapassagem, Oliveira não foi mais incomodado. Sem conseguir acompanhar o ritmo do brasileiro, Sato passou a preocupar-se muito mais em segurar o ímpeto de Lotterer. E foi assim até o final. Vitória de Oliveira, com o surpreendente Sato em segundo e o campeão Lotterer em terceiro.

Na manhã dessa segunda, noite de domingo no Brasil, começa a segunda bateria de testes em Suzuka. Novamente os 17 pilotos estarão na pista, buscando os melhores acertos e a melhor adaptação. Serão duas sessões, cada uma com duas horas de duração.


Da esquera pra direita, Lotterer, Sato e Oliveira

Formula Nippon 2012 “Round 0” Suzuka:

01 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 19m04.269 - 10 Voltas
02 - Takuma Sato - Team Mugen-Honda - 4.698
03 - Andre Lotterer - Petronas Team Tom's-Toyota - 6.209
04 - Loic Duval - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 10.591
05 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 12.829
06 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 15.670
07 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 19.148
08 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 23.677
09 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 30.940
10 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 35.296
11 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 44.880
12 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 45.089
13 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 49.734
14 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 51.860
15 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 57.174
16 - Koki Saga - Le Beausset-Toyota - 1'04.078
17 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - Não Largou

Volta Mais Rápida: João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:50.735

Nenhum comentário: