A Team Mugen não tem muita
história como equipe de competição, a Mugen é preparadora de motores da Honda,
a empresa foi fundada por Hirotoshi Honda, filho de Soichiro Honda, fundador da
famosa montadora que leva seu nome. A Mugen Motorsports, ou M-TEC, também
fabrica peças automotivas e prepara os carros da Honda no SuperGT. Apesar da
estreita relação, inclusive familiar, a Mugen não pertence à Honda.
A empresa resolveu virar equipe
na Formula Nippon em 2010, com apoio da francesa Motul, surgiu a Motul Team. Em
seu primeiro ano, a Mugen não usou seu nome original em sua equipe. O piloto
escolhido para dirigir o único carro da equipe, foi o veterano Yuji Ide. Porém,
durante toda a tempoada, Ide conquistou apenas um ponto. Insatisfeita com os
resultados de Ide, a Team Mugen chamou para 2011 o novato Naoki Yamamoto, que
havia corrido em 2010 pela Nakajima Racing.
A estratégia parecia ter dado
certo, quando Yamamoto estreou com uma pole em Suzuka, com direito até a volta
mais rápida da corrida. Porém, o piloto abandonou e ficou apenas com o ponto da
pole position. Na etapa seguinte em Autopolis, com um quinto lugar, Yamamoto chegou
aos primeiro pontos em corrida no ano para a equipe. O resto da temporada, no entanto, foi uma
sucessão de maus resultados e a Team Mugen terminou o ano com apenas cinco
pontos.
Em 2012, Yamamoto foi mantido e
uma surpresa foi revelada. Numa estratégia de marketing espetacular e contanto
com o apoio da Honda, Takuma Sato se junta a Yamamoto, para formar a linha de
frente da Team Mugen para 2012. Sato, que também corre na Formula Indy, deixará
de correr em algumas etapas, mas mesmo assim, sua chegada serviu para acender o
torcedor japonês e colocar os holofotes do automobilismo japonês sobre a
Formula Nippon. Depois de dois anos de experiências decepcionantes, chegou a
hora da Team Mugen mostrar sua força e Yamamoto busca sua primeira vitória. O
estreante Sato, espera conseguir uma rápida e boa adaptação. Na corrida extra
campeonato em Suzuka, debaixo de chuva, Sato já foi bem, terceiro lugar, depois
de liderar a corrida por algumas voltas.
Takuma Sato
Japonês, 35 anos
Estreante
Takuma Sato é um dos pilotos
japoneses de maior expressão internacional no momento, depois de uma passagem
pela F1, onde conseguiu inclusive um pódio, Sato passou a depositar na Formula
Indy, suas esperanças de vitórias. Muito popular e bastante querido em seu país,
Sato sempre levou à loucura o torcedor japonês, porém com a mudança no
calendário da Indy, que deixa de correr no Japão em 2012, o torcedor começou a
sentir falta de Sato. Foi a chance que a Honda precisava, para em um golpe de
mestre, unir a categoria máxima do automobilismo japonês e um dos pilotos de
maior popularidade da história do país. Sato fará apenas duas ou três etapas,
devido aos compromissos com a Indy. De qualquer forma, o torcedor está
empolgado, a chance de ver Sato guiando em uma categoria nacional é imperdível
e Sato está se dedicando muito à tudo isso. Na etapa extra campeonato em
Suzuka, onde comemorou-se os 50 anos da pista, Sato foi terceiro, depois de
haver liderado algumas voltas. O japonês promete muito e sua chegada à
categoria, será um incentivo a mais, que a Formula Nippon precisava, com Sato
por lá, terão sem dúvida uma atenção muito maior.
Naoki Yamamoto
Japonês, 23 anos
Corridas: 15
Pontos: 25,5
Vitórias: 0
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2010 pela
Nakajima Racing
Naoki Yamamoto chega em seu
terceiro ano na categoria, sonhando com seu primeiro pódio e a primeira
vitória. Sua temporada inicial pela Nakajima Racing foi bastante relevante,
esteve constantemente na zona de pontos e terminou a temporada em sétimo, com
um total de 20,5 pontos, mas não conseguiu nada melhor do que um quarto lugar
em Motegi.
Em 2011, Yamamoto dava sinais de
que poderia lutar por pódios e vitórias. Logo em sua estreia na Team Mugen,
marcou a pole position em Suzuka, mas na corrida nada deu certo e mesmo
terminando com a volta mais rápida, Yamamoto acabou abandonando. Na corrida
seguinte, em Autopolis, conseguiu um quinto lugar e tinha esperanças de
melhorar nas etapas seguinte. Porém, não foi assim, depois do quinto lugar logo
na segunda etapa do ano, Yamamoto não conseguiu chegar aos pontos novamente e
com resultados decepcionantes, terminou a temporada com apenas cinco pontos,
bem diferente dos 20,5 pontos que havia conquistado pela Nakajima no ano
anterior.
Para 2012, mais acostumado com o
ambiente na Team Mugen e contando com o experiente Takuma Sato como
companheiro, Yamamoto espera poder finalmente conquistar o pódio que tanto
sonha e quem sabe até uma vitória, o piloto mostrou qualidade no começo da
temporada em 2011, mas não conseguiu manter o desempenho. Agora em 2012, parece
novamente começar forte, mostrou boa forma nos testes em Suzuka e mais uma vez,
pinta como uma jovem esperança do automobilismo japonês.
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