Com 1:23.362, Nakajima foi o mais rápido em Fuji |
O segundo dia de treinos em Fuji,
trouxe ainda mais emoção que o primeiro. Mais acostumados com as condições da
pista, com os carros mais bem acertados, praticamente todos os pilotos
melhoraram as suas marcas. Apenas Yuji Kunimoto, da Cerumo-Inging, não
conseguiu melhorar em relação a terça-feira.
No período da manhã, o treino foi
mais uma vez dominado por João Paulo de Oliveira. O piloto da Impul, fez uma
volta em 1:23.472, 5 décimos mais rápido que Yuji Kunimoto, que fez 1:23.990.
ais uma vez a soberania da Impul e do brasileiro estavam evidentes. E assim
como na terça-feira, Oliveira e Kunimoto foram os únicos a andar abaixo de
1:24. Kazuya Oshima manteve o bom desempenho apresentado pela Team LeMans desde
o início dos testes e terminou a manhã com o quarto tempo.
No período da tarde, porém, tudo
mudou. A Tom’s, campeã de 2011, incomodada com o forte desempenho da Impul,
trabalhou duro e Kazuki Nakajima fez uma volta espetacular e conseguiu bater o
tempo de Oliveira, que parecia inalcançável. Com 1:23.362, Nakajima tomou a
ponta por apenas 10 milésimos de segundo. Uma amostra do equilíbrio que podemos
esperar durante toda a temporada de 2012. Nakajima que terminou todas as
corridas de 2011 no pódio, mostra muita força e já se coloca como um dos
favoritos na disputa do título.
Izawa, foi o melhor entre os motores Honda |
Entre os motores Honda, Takuya
Izawa, conseguiu colocar sua Dandelion em uma excelente terceira colocação. Mas
o domínio da Toyota foi evidente, entre os seis primeiros colocados, cinco
carros com motores Toyota. Kazuya Oshima, da Team LeMans, manteve o ótimo
desempenho e se firmou no quarto lugar, dessa vez, a equipe parece mostrar
indícios de que deve retornar à briga pelas primeiras colocações, o que não
acontece há muito tempo.
A grande decepção dos dois dias
de testes, foi sem dúvida nenhuma a Nakajima Racing. Na classificação geral,
depois das quatro sessões, Daisuke Nakajima aparece em décimo-primeiro e
Takashi Kogure em décimo-terceiro, muito pouco para uma equipe acostumada a
brigar por vitórias e títulos. A equipe de Satoru terá muito trabalho pela
frente, a temporada começa no dia 15 de abril em Suzuka e a equipe precisa evoluir,
estrutura não falta, Kogure é um excelente piloto, a questão agora é se vão
conseguir recuperar o terreno perdido para as outras equipes nesta
pré-temporada.
A Impul e a Tom’s começam o ano
de 2012 exatamente onde terminaram em 2011, na frente. Lotterer não participou
dos testes em Fuji, devido a compromissos com o WEC, mas se estivesse ali,
certamente teria lutado pela ponta. A diferença de Nakajima para Oliveira foi
muito pequena, o que significa que a briga será nos detalhes, ritmo de corrida,
bom trabalho nos pits, tudo isso vai contar e muito, na briga que pelo menos
por enquanto parece ser a grande batalha pelo título de 2012. Tsugio Matsuda,
em seu retorno a categoria, vai adaptando-se aos poucos e até a estreia em
Suzuka deverá estar pronto para essa batalha ferrenha entre as duas melhores
equipes da Formula Nippon na atualidade.
Oliveira fechou em segundo, apenas 0.010s atrás de Nakajima |
Tirando as duas equipes
dominantes, temos surpresas muito gratas nos testes de Fuji. A Team LeMans, com
Kazuya Oshima evoluiu muito e mostrou uma qualidade importante para a temporada
que se aproxima, consistência. Oshima foi rápido e principalmente constante em
todos os treinos e terminou com uma quarta colocação geral que foi muito mais
do que a equipe poderia esperar.
Outra equipe que demonstrou uma
evolução muito grata foi a Cerumo-Inging. Kohei Hirate e Yuji Kunimoto,
conquistaram a quinta e sexta colocações, muito próximos e com um desempenho
muito forte, andando abaixo da casa de 1:24 e mostrando que mesmo com um carro
ainda com pintura lisa, sem patrocinadores, a estrutura da equipe e o trabalho
dos pilotos está falando muito alto, uma experiência bastante diferente da que
a equipe viveu nos últimos anos.
Desde que os novos chassis Swift
foram introduzidos, em 2009, a Cerumo-Inging enfrentou anos muito difíceis, Yuji
Tachikawa, Takuto Iguchi e Yuji Kunimoto, correram em 2009, 2010 e 2011,
respectivamente, e o melhor resultado da equipe nesses três anos foi um quarto
lugar de Kunimoto em Motegi, na primeira das duas corridas da rodada-dupla
final. O maior número de pontos em uma temporada foi nove, em 2009, com Yuji
Tachikawa, um desempenho muito aquém do que equipes tradicionalmente fortes
como Cerumo e Inging, juntas desde 2008, já conseguiram na Formula Nippon.
Oshima foi muito bem, conquistando o quarto tempo |
Outro destaque dos treinos é o
estreante Hironobu Yasuda. Correndo pela limitada Kondo, Yasuda conseguiu muito
mais do que Caldarelli havia conseguido, durante toda a temporada de 2011.
Yasuda andou forte, ficou com o décimo tempo entre dezessete pilotos, mostrando
uma adaptação rápida a categoria. Com esse começo promissor, Yasuda pode sonhar
com pontos nessa temporada, resultado que seu antecessor Caldarelli não obteve.
Porém é preciso lembrar sempre da fragilidade da equipe Kondo, que não correu
em 2009, após um ano forte em 2008, inclusive com uma vitória de Oliveira e que
nos últimos dois anos, só obteve um ponto, com Tsugio Matsuda em 2010, na etapa
de Sugo.
Fechando uma análise geral dos
testes, podemos ver uma evolução clara no desempenho dos carros, a melhor volta
do treino de classificação no ano passado, veio com Oliveira na casa de 1:25 e
os pilotos se aproximam agora da casa de 1:22, a temperatura mais amena ajuda,
a pista ganha em aderência, ao contrário do forte calor enfrentado pelos
pilotos no ano passado, no mês de julho. Mas não é apenas à temperatura que se
deve essa mudança, os carros melhoraram bastante. Apenas para dado estatístico,
as velocidades máximas, ultrapassaram os 310km/h no final da grande reta de
Fuji. Podemos esperar uma temporada muito forte e com possíveis quebras de
recorde, como já aconteceu em Suzuka no começo do mês. A expectativa geral é
muito grande, desde 2009, quando o novo chassi Swift foi introduzido, essa será
a temporada com o maior número de pilotos, o que mostra um crescimento claro e
evidente da Formula Nippon, que partiu de 13 carros em 2009, para 18 em 2012.
Os fãs podem ficar muito felizes e esperançosos em assistir uma temporada
competitiva e forte, pois os testes de pré-temporada mostram uma Formula Nippon
com muita vontade de crescer cada vez mais.
Hirate levou sua equipe a um excelente quinto tempo |
Vamos a tabela de tempos geral,
depois dos 2 dias de testes, será disponibilizado, junto dos tempos, a sessão
em que cada piloto conseguiu sua melhor marca...
01 - Kazuki Nakajima - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:23.362 - S4
02 - João Paulo de Oliveira - Team Impul-Toyota - 1:23.372 - S3
03 - Takuya Izawa - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:23.507 - S4
04 - Kazuya Oshima - Team LeMans-Toyota - 1:23.750 - S4
05 - Kohei Hirate - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:23.926 - S4
06 - Yuji Kunimoto - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:23.933 - S2
07 - Naoki Yamamoto - Team Mugen-Honda - 1:24.064 - S3
08 - Tsugio Matsuda - Team Impul-Toyota - 1:24.094 - S4
09 - Kodai Tsukakoshi - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:24.114 - S4
10 - Hironobu Yasuda - Kondo Racing-Toyota - 1:24.249 - S4
11 - Daisuke Nakajima - Nakajima Racing-Honda - 1:24.290 - S4
12 - Takuto Iguchi - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:24.342 - S4
13 - Takashi Kogure - Nakajima Racing-Honda - 1:24.377 - S3
14 - Toshihiro Kaneishi - HP Real Racing-Honda - 1:24.674 - S4
15 - Koki Saga - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:24.832 - S4
16 - Takeshi Tsuchiya - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:24.892 - S4
17 - Ryo Orime - KCMG-Toyota - 1:26.215 - S4
Nenhum comentário:
Postar um comentário