A Dandelion estreou na Formula
Nippon em 1999, com o argentino Rubén Derfler, como uma das equipes que
fechavam o grid da categoria, e assim foi, até que em 2002, com a contratação
do norte-irlandês Richard Lyons, a equipe marcou seus primeiros pontos, com um
segundo lugar na sexta etapa em Sugo. Daí pra frente a Dandelion evoluiu muito,
culminando com o título de pilotos na temporada de 2004, com o mesmo Richard
Lyons.
Desde sua estreia na categoria, a
Dandelion conta com forte apoio da gigante das telecomunicações no Japão,
DoCoMo. A companhia japonesa, não só estampa seu logotipo nos carros da equipe,
como também está presente no nome da equipe, que se tornou um dos mais
populares e conhecidos no Japão.
De um início fraco em 1999, a
Dandelion se tornou uma das equipes mais tradicionais da categoria, da qual
sempre se espera desempenhos fortes, mas que há muito tempo vem devendo aos
seus fãs, resultados tão expressivos quanto os conquistados por Richard Lyons
em sua passagem pela equipe. A última vez em que a Dandelion conseguiu
resultados à altura de sua história, foi em 2010, quando contrataram o então
campeão da categoria, o francês Loic Duval.
Para 2012, a Dandelion conta com
dois pilotos de muito talento, Takuya Izawa, está na equipe desde 2009, mas vê
sua posição confortável na equipe, seriamente ameaçada pelo jovem e talentoso
Kodai Tsukakoshi, que vindo da HFDP, estreou muito bem em 2011, deixando para
trás seu experiente companheiro de equipe. Porém, nos testes de pré-temporada
em Fuji, Izawa deu o troco, e começa o ano à frente de seu jovem companheiro de
equipe. Com o melhor tempo entre os motores Honda, Izawa levou a Dandelion à
terceira colocação nos testes e mostra que a equipe pode sim sonhar com bons
resultados em 2012.
Japonês, 27 anos
Corridas: 33
Pontos: 51
Vitórias: 0
Poles: 0
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2008 pela ARTA
Takuya Izawa chegou à Formula
Nippon em 2008, pela decadente ARTA, substituindo o experiente Toshihiro
Kaneishi na equipe de Aguri Suzuki. Em seu primeiro ano, teve como companheiro
de equipe o folclórico Yuji Ide. Izawa foi bem, conquistou 19 pontos durante o
ano, enquanto Ide ficou lá atrás, com apenas dois. O bom desempenho, levou a
DoCoMo Dandelion à contratar o novato japonês para a temporada seguinte.
Ao lado de Richard Lyons, que
regressava à equipe após uma ausência de três anos, Izawa conquistou logo na etapa de abertura em
Fuji, seu primeiro pódio na categoria, com uma segunda colocação. O resultado
colocou muita pressão sobre os ombros de Izawa que não conseguiu corresponder
às expectativas e não conseguiu repetir o bom desempenho de Fuji durante o
resto da temporada. Mesmo assim, terminou o ano à frente de Lyons, o que fez
com que a Dandelion o mantivesse para 2010.
A temporada de 2010, no entanto,
foi um desastre para Izawa, tendo ao seu lado o atual campeão da categoria, o
francês Loic Duval, Izawa foi muito mal, terminando o ano com apenas sete pontos,
enquanto Duval, com duas vitórias naquela temporada, disputou o título com
Oliveira e Lotterer.
Com a saída de Duval, a Dandelion
não arriscaria uma dupla inteiramente nova em 2011 e deu uma terceira chance à
Izawa, que agora teria a companhia do jovem, talentoso e veloz, Kodai
Tsukakoshi, recém-chegado da HFDP. Izawa novamente sucumbiu ao seu companheiro
de equipe. Tsukakoshi surpreendeu bastante, conquistando inclusive uma pole,
logo em sua segunda corrida pela equipe, em Autopolis. Com dois pódios, em
Autopolis e Motegi, Tsukakoshi terminou em quarto, atrás apenas dos três
postulantes ao título, enquanto Izawa ficava novamente lá atrás, num distante
nono lugar, com apenas 11 pontos, contra 26,5 de Tsukakoshi.
Em 2012, Izawa começou o ano bem,
foi o terceiro colocado nos testes em Fuji, o mais rápido entre os motores
Honda, deixando Tsukakoshi no nono lugar, sem dúvida uma motivação para o
japonês. Mas Takuya sabe que durante a temporada, a história será outra e
Tsukakoshi será novamente muito rápido, cabe então à Takuya Izawa, manter o bom
desempenho de Fuji e melhorar cada vez mais, para justificar a aposta da
Dandelion, que deu à ele, sua quarta temporada consecutiva na equipe. Izawa é rápido e parece começar 2012, muito melhor que em todas as suas temporadas anteriores. O piloto que é sempre muito rápido no SuperGT, parece estar andando no caminho certo, para ser rápido também na Formula Nippon.
Kodai Tsukakoshi
Japonês, 25 anos
Corridas: 23
Pontos: 55,5
Vitórias: 0
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Fuji, 2009 pela HFDP
Racing
Kodai Tsukakoshi chegou à Formula
Nippon em 2009, com apoio forte da HFDP Racing, e lá permaneceu por dois anos,
a aposta da equipe no talento de Tsukakoshi valeu a pena. A equipe, que
estreava na Formula Nippon em 2009, conseguiu com Kodai, 20 pontos durante o
ano com um desempenho surpreendentemente constante para equipe e piloto
estreantes.
Em 2010, a regularidade e a
constância de 2009 deram lugar à um desempenho muito irregular. Se por um lado,
Tsukakoshi conseguiu uma excelente corrida, debaixo de muita chuva em Motegi,
terminando no segundo lugar, o resto da temporada foi um fiasco e o piloto
terminou o ano com apenas nove pontos, pontuando apenas nas duas primeiras
etapas.
Contratado pela Dandelion para
2011, Tsukakoshi pela primeira vez em sua carreira na Nippon, teria uma equipe
com estrutura suficiente para lhe proporcionar os resultados, que seu talento
lhe permitiria conseguir. Isso ficou evidente, quando logo na segunda corrida
pela equipe, em Autopolis, Tsukakoshi conquistou a pole position, surpreendendo
à todos e mostrando que a decisão da Dandelion de contratá-lo foi muito
acertada. A regularidade e constância voltaram e Tsukakoshi terminou todas as
corridas na zona de pontuação, com direito à dois pódios, em Autopolis e
Motegi. O japonês chegou à rodada dupla final em Motegi, ainda com chances
remotas de título, mesmo que apenas matemáticas, mostravam o bom trabalho de
Tsukakoshi durante o ano. No fim das contas, ficou atrás apenas dos pilotos das
duas gigantes da Formula Nippon, a dupla da Tom’s, Andre Lotterer, o campeão e
Kazuki Nakajima vice e João Paulo de Oliveira da Impul, que ficou com o
terceiro lugar. Tsukakoshi ficou apenas 1,5 pontos atrás de Oliveira, uma
conquista e tanto para a Dandelion e para o jovem piloto.
Em 2012, Tsukakoshi tentará sua
primeira vitória na categoria. Os testes em Fuji foram bons para a Dandelion,
mas não tanto para Tsukakoshi, que com o nono tempo, ficou distante de Izawa, que
foi o mais rápido entre os motores Honda. Mas o mal desempenho certamente foi
apenas um acidente, e o que evidencia ainda mais esse fato, é o forte desempenho de Tsukakoshi na pista molhada em Suzuka, onde fez o melhor tempo. Tsukakoshi é muito rápido e veloz, a temporada de 2012 é
sua chance de se firmar de vez como um dos melhores pilotos da atualidade na
Formula Nippon e a primeira vitória parece mais perto do que nunca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário