terça-feira, 17 de julho de 2012

Andre Lotterer dá aula de pilotagem em Fuji e vence a segunda do ano



Do nono lugar no grid, à vitória em Fuji, uma corrida impecável de Andre Lotterer.

A instabilidade climática que marcou o final de semana em Fuji, também se fez presente no domingo e foi fator decisivo na quarta etapa da Formula Nippon. Depois do Warmup disputado debaixo de muita chuva, o tempo melhorou e a pista estava praticamente toda seca para a largada. Porém, faltando cerca de 10 minutos para o começo da corrida, voltou a garoar no circuito japonês e muitos se perguntavam se valeria a pena ou não arriscar os pneus biscoito. Apenas Hironobu Yasuda optou por eles, uma aposta que se mostraria muito equivocada.

Na largada, Kazuya Oshima foi mais esperto e pulou na frente de Nakajima. Enquanto isso, Andre Lotterer que havia enfrentado grandes problemas no qualifying, pulava de nono para quarto, logo na largada, uma pequena amostra do que viria pela frente. Ao contrário de Lotterer, o líder do campeonato, Kodai Tsukakoshi, teve uma péssima largada, comprometendo sua corrida logo no início.


Largada em Fuji, Oshima mais esperto pula na frente, Lotterer como um foguete sai de nono para quarto.

Não demora muito e Lotterer já ultrapassa Kunimoto para assumir o terceiro lugar, o piloto alemão, a essa altura já poderia sonhar com uma vitória, o que era quase impensável levando em conta sua posição de largada. Enquanto isso, seu companheiro, Nakajima, tentava sem sucesso ultrapassar o líder Oshima.
A boa largada de Kunimoto ia se transformando em frustração volta após volta, agora era a vez de Oliveira ultrapassar, jogando o piloto da Cerumo-Inging para a quinta posição.

Tsugio Matsuda, que também havia largado mal, começava a se recuperar, passou por Tsukakoshi na quarta volta e começou a caçar Kunimoto. Lá atrás, Yasuda se arrastava pela pista, com os pneus biscoito já bastante deteriorados.
Takuya Izawa era outro que se recuperava aos poucos, o piloto que largou em último após a rodada na sua primeira volta no Treino Oficial, já aparecia na décima-segunda posição, após ultrapassar Daisuke Nakajima. Nakajima que havia conseguido sua melhor posição de largada na categoria, perdia rendimento volta a volta e depois de uma bela batalha, foi ultrapassado também por Loic Duval. Toshihiro Kaneishi da Real Racing tentou aproveitar também, mas não conseguiu.

Abrindo a décima-segunda volta, Matsuda cola em Kunimoto e no fim da reta, completa a ultrapassagem, Matsuda estava de volta à sua posição de largada e já começava a se aproximar bastante de Oliveira. Nesse momento a chuva começava a apertar e Kunimoto, tentando não deixar Matsuda escapar, quase roda na chicane.


Quatro corridas e nenhum ponto, retrato da decadência da Nakajima Racing.

Bela briga pelo décimo lugar, com Izawa ultrapassando Kogure. No pelotão do fundo, Nakayama tentou fazer o mesmo com Orime, mas a inexperiência de Nakayama com os carros da Formula Nippon, deu a chance de Orime dar o troco e ele não desperdiçou.

Quanto mais a pista molhava, mais Matsuda voava, na décima-quarta volta, o japonês ultrapassou o companheiro de equipe Oliveira e já era o quarto colocado. Oliveira tenta dar o troco na volta seguinte, mas Matsuda não está disposto a entregar fácil a posição, fecha a porta e mantém o quarto lugar.

Takuya Izawa e Loic Duval vinham protagonizando belas brigas no pelotão intermediário e vinham se aproximando rapidamente de Yamamoto que sofria com as condições da pista. Em um intervalo de duas voltas, Yamamoto perdeu o nono lugar para Izawa e o décimo para Duval, a corrida nesse momento tinha brigas em quase todas as posições.
As condições da pista pioravam a cada volta, vários pilotos saiam da pista, Daisuke Nakajima, Koki Saga e Yuhki Nakayama passaram reto a chicane. Mas não eram apenas os pilotos da turma de trás que sofriam, Kazuki Nakajima perde o ponto de tangência da chicane e tem que trabalhar duro pra se manter à frente de Lotterer.

A queda de rendimento de Kunimoto após a largada era vertiginosa, já na sexta posição, começava a ser bastante incomodado por Hirate e Tsukakoshi, que pareciam ter encontrado um equilíbrio melhor na pista bastante úmida. Enquanto isso, Oliveira havia achado um jeito de passar Matsuda de novo e já se aproximava de Lotterer.


A chuva caiu forte em Fuji, um tempero a mais para uma corrida espetacular.

Na volta de número 26 a chuva resolveu cair pra valer, o terceiro setor, já estava bastante molhado pela chuva leve que caia, agora a situação era dramática, chovia muito forte no terceiro setor e a chuva se espalhava por todo o circuito, a troca de pneus era iminente. Logo na volta seguinte, Takashi Kogure e Naoki Yamamoto que a essa altura já tinha sido passado também pelo piloto da Nakajima Racing, são os primeiros a parar para a troca de pneus. Enquanto isso, os líderes seguiam de pneus slick, ignorando as perigosas condições da pista de Fuji.

A pista estava completamente molhada, em alguns pontos, com poças que poderiam causar uma aquaplanagem. Ignorando os perigos e mostrando muita habilidade, Izawa vem por fora e ganha a posição de Hirate. Essa manobra acendeu a luz de alerta para os companheiros de equipe de Izawa e Hirate, no fim da volta, Kunimoto e Tsukakoshi entram nos pits e calçam os pneus biscoito.

A essa altura ninguém conseguia entender como os líderes conseguiam seguir com os pneus slick. Koki Saga, retardatário, que já tinha pneus biscoito, começava a abrir dos líderes, um indício claro de que os pneus slick não eram os ideais. Essa foi a tônica da corrida por algumas voltas, porém, a chuva que antes caia muito forte, agora dava uma tégua e o sol que timidamente aparecia, começava a melhorar as condições da pista e a aposta dos líderes acabou dando certo.


Matsuda e Oliveira brigaram muito, mas terminaram nas mesmas posições em que largaram.

Na verdade a pista ainda estava bastante molhada, Ryo Orime, tentando andar acima do limite, roda no curvão e quase deixa o motor morrer, mas consegue seguir em frente. Lá na frente, Matsuda havia encontrado uma forma de passar por Oliveira outra vez, a briga dos companheiros da Impul era intensa na corrida de Fuji.
Mais uma vítima da pista molhada, Takuya Izawa, roda na chicane mas segura bem o carro e volta a pista escorregando bastante.

A Impul de João Paulo de Oliveira já não rendia muito bem, depois de Matsuda, foi a vez de Duval, em uma espetacular corrida de recuperação ultrapassar o brasileiro e já seguir adiante em uma perseguição à Tsugio Matsuda. Enquanto isso, Oliveira roda, perde muito tempo e as chances de lutar pelo pódio. Pior ainda, Ryo Orime, a segunda rodada do dia foi definitiva, o motor morreu e Orime ficou fora da etapa de Fuji.

Na volta de número 39, começaram as paradas dos líderes. O segundo colocado, Nakajima resistiu por muito tempo, mas seu combustível estava no final, o piloto fez um ótimo pit stop em apenas 11.9s e retornou a pista lutando para aquecer os pneus.
Na volta seguinte, foi a vez de Kazuya Oshima, o líder da prova teve um trabalho de pit ainda melhor, apenas 11.5s. Oshima voltou na pista logo à frente de Nakajima, mas o japonês da TOM’S vinha com os pneus mais aquecidos e embalado por uma volta de retorno muito rápida. Na freada da primeira curva, Nakajima ultrapassa Oshima e ganha o que em algumas voltas será a liderança da corrida.
Mais uma volta e dessa vez Lotterer vem para os pits, 11.5s, mas mesmo com a eficiência da TOM’S, o alemão volta a pista atrás de Nakajima e Oshima.


Kazuya Oshima fez uma excelente corrida, liderou a maior parte do tempo e terminou na terceira colocação.

Com tudo isso, Oliveira, que já tinha até rodado, se via na liderança da corrida. Mas não durou muito tempo, ele era o único a não parar. O combustível durou até a volta 44 e Oliveira precisou parar. Um trabalho excelente da Impul, apenas 9.5s, um recorde no ano, mas Oliveira precisaria trabalhar duro nas voltas finais se quisesse um bom resultado. Com a parada do brasileiro, Nakajima era agora o líder, seguido de perto por Oshima e Lotterer.

Os pilotos que haviam colocado os pneus biscoito sofriam muito com a pista que secava a cada volta, Tsukakoshi e Kunimoto, faziam de tudo para sobreviver com os pneus bastante desgastados pela falta de água na pista. Matsuda e Duval chegavam muito forte, tão forte que quase se tocaram na chicane. Tsukakoshi e Kunimoto conseguiram segurar até a volta 47, mas aí os pneus slick falaram mais alto e ambos foram passados tanto por Matsuda, quanto por Duval. Que seguiam então sua briga particular, agora lutando pelo quarto lugar.

A corrida em Fuji é cada vez melhor. Loic Duval chega muito em Matsuda, o japonês se defende como pode, os dois brigam roda a roda pela quarta posição. Enquanto isso, lá na frente, Lotterer se aproxima bastante de Oshima e começa a pressionar o piloto japon~es pelo segundo lugar. Um final de prova emocionante.

Oshima se segura como pode, a TOM’S de Lotterer é visivelmente melhor que a Team LeMans de Oshima, mesmo assim o piloto japonês segura bravamente o ímpeto do alemão. O japonês lutou muito, no que era uma de suas melhores exibições na categoria. Mas a pressão de Lotterer surtiu efeito e na volta 50 Oshima perde o ponto de freada no fim da reta e o segundo lugar para Lotterer, que parte agora para uma perseguição alucinada à Nakajima nas voltas finais.
Lá atrás, mais ação, Yamamoto e os retardatários Yasuda e Nakayama brigam forte, enquanto o azarado Izawa roda no curvão, quase deixa o motor morrer, perde muito tempo e qualquer chance de pontuar.

A corrida então ganha contornos dramáticos. Faltando 5 voltas para o final, começa a chover forte de novo, mas apenas no terceiro setor. Oliveira, em franca recuperação, ganha duas posições em duas voltas, primeiro em cima de Tsukakoshi e depois em cima de Kunimoto. O brasileiro já é o sexto colocado. Enquanto isso, seu companheiro de equipe Matsuda, luta de todas as formas para manter o quarto lugar.


A batalha da corrida, companheiros de equipe, Nakajima e Lotterer lutaram roda a roda pela vitória em Fuji.

A essa altura, Nakajima e Lotterer estão colados e como não existem ordens de equipe, os companheiros da TOM’S iniciam uma batalha espetacular pela liderança da prova. Lotterer chega muito rápido, Nakajima defende muito bem todos os espaços. Restando 3 voltas, Lotterer coloca de lado no curvão, Nakajima se mantém lado a lado com o alemão e na freada do hairpin consegue escapar. Lotterer não desiste, os dois descem em direção à chicane totalmente colados, Lotterer tenta colocar de lado, os dois quase se tocam. Nakajima escorrega na saída da chicane, Lotterer emparelha, os dois contornam as curvas com as rodas praticamente grudadas. Na penúltima curva, Lotterer consegue encontrar uma melhor aderência e completa a ultrapassagem. Uma batalha épica em Fuji. Lotterer havia largado em nono lugar e agora liderava, uma corrida de recuperação maravilhosa do piloto alemão.
Enquanto Lotterer roubava de Nakajima a liderança da corrida, Duval finalmente conseguia a ultrapassagem sobre Matsuda e o merecido quarto lugar.

Nakajima agora tem duas voltas para tentar recuperar a liderança, ele cola em Lotterer na reta, mas não consegue uma abertura pra ultrapassagem. Na chicane, Lotterer chega a perder o ponto de tangência, mas se mantém firme na ponta. Daí até o final, era só uma questão de saber controlar os ataques de Nakajima e atentar para as traiçoeiras condições da pista de Fuji.

Depois de 55 voltas de muita emoção em Fuji, Andre Lotterer, vence pela décima-sexta vez na carreira, sua segunda vitória na temporada e assume a segunda colocação no campeonato de pilotos. Nakajima, com um belo pódio, tem como prêmio de consolação a liderança do campeonato, graças ao fraco desempenho de Tsukakoshi em Fuji. Kazuya Oshima, completa o pódio em terceiro, mostrando muita qualidade e deixando muito alegre todos os membros da Team LeMans. No outro braço da Team LeMans, a Team Kygnus Sunoco, Loic Duval comemorou o quarto lugar em Fuji e uma belíssima corrida de recuperação, depois do péssimo qualifying. Na quinta e sexta colocações, Matsuda e Oliveira, a dupla da Impul lutou muito, tiveram altos e baixos na corrida, mas terminaram exatamente na posição em que largaram. Completando a zona de pontuação, assim como em Autopolis, a dupla da Cerumo-Inging, com Kohei Hirate e Yuji Kunimoto, que chegou a estar em terceiro e no fim ficou no limite máximo da zona de pontuação.


Festa de Lotterer e da TOM'S, segunda vitória do alemão no ano, terceira da equipe.

No pódio, Lotterer agradeceu o apoio de seus fãs japoneses, intitulando-os como os melhores do mundo. Lotterer comentou as dificuldades do Treino Oficial, a melhoria no Warmup e a luta constante na corrida, com a grata recompensa da vitória no final. Sem dúvida uma corrida que o piloto alemão nunca mais vai esquecer.

A Formula Nippon se reúne novamente daqui há 3 semanas, para a quinta etapa do ano, a segunda da temporada em Motegi. A briga pela liderança está acirrada entre Nakajima, Lotterer e Tsukakoshi. Mas Oliveira e Izawa não podem ser descartados também. A temporada promete muito na sua metade final.


Formula Nippon 2012 – 4ª Etapa – Fuji – Resultado Final

01 – Andre Lotterer – ALE – Petronas Team TOM’S-Toyota – 1:28:45.190 – 169.455Km/h – 55 Voltas
02 – Kazuki Nakajima – JAP – Petronas Team TOM’S-Toyota - + 1.090
03 – Kazuya Oshima – JAP – Team LeMans-Toyota - + 4.584
04 – Loic Duval – FRA – Team Kygnus Sunoco-Toyota - + 30.292
05 – Tsugio Matsuda – JAP – Team Impul-Toyota - + 33.714
06 – João Paulo de Oliveira – BRA – Team Impul-Toyota - + 52.702
07 – Kohei Hirate – JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - + 56.544
08 – Yuji Kunimoto – JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - + 1:05.668
09 – Kodai Tsukakoshi – JAP – DoCoMo Dandelion-Honda - + 1:08.199
10 – Takashi Kogure – JAP – Nakajima Racing-Honda - + 1:13.398
11 – Daisuke Nakajima – JAP – Nakajima Racing-Honda - + 1:14.181
12 – Naoki Yamamoto – JAP – Team Mugen-Honda - + 1:30.390
13 – Takuya Izawa – JAP – DoCoMo Dandelion-Honda - + 1:30.715
14 – Koki Saga – JAP – Tochigi Le Beausset-Toyota - + 1 Volta
15 – Yuhki Nakayama – JAP – HP Real Racing-Honda - + 1 Volta
16 – Hironobu Yasuda – JAP – Kondo Racing-Toyota - + 2 Voltas

Não Completaram

17 – Toshihiro Kaneishi – JAP – HP Real Racing-Honda - + 11 Voltas
18 – Ryo Orime – JAP – SGC by KCMG-Toyota - + 18 Voltas

Volta Mais Rápida: João Paulo de Oliveira – BRA – Team Impul-Toyota – 1:29.031 – Volta 4


Campeonato de Pilotos Após 4 Etapas

01 – Kazuki Nakajima – 29 Pts
02 – Andre Lotterer – 25 Pts
03 – Kodai Tsukakoshi – 23 Pts
04 – João Paulo de Oliveira – 17 Pts
05 – Takuya Izawa – 17 Pts
06 – Kazuya Oshima – 15 Pts
07 – Tsugio Matsuda – 13 Pts
08 – Loic Duval – 11 Pts
09 – Naoki Yamamoto – 04 Pts
10 – Kohei Hirate – 04 Pts
11 – Yuji Kunimoto – 02 Pts

Pontos de Pole Position: Takuya Izawa (Suzuka), Andre Lotterer (Motegi), Kodai Tsukakoshi (Autopolis), Kazuki Nakajima (Fuji).


Campeonato de Equipes Após 4 Etapas

01 – Petronas Team TOM’S – 52 Pts
02 – DoCoMo Dandelion – 38 Pts
03 – Team Impul – 30 Pts
04 – Team LeMans – 15 Pts
05 – Team Kygnus Sunoco – 11 Pts
06 - Project μ/Cerumo-Inging – 06 Pts
07 – Team Mugen – 04 Pts

Os pontos conquistados através de pole positions não contam para o campeonato de equipes.



Nenhum comentário: