Hideki Mutoh e Daisuke Nakajima, os pilotos da Team Mugen terão agora o auxílio do KERS. |
Depois de uma sugestão de um dos
melhores jornalistas esportivos brasileiros, Rodrigo Mattar, teremos pela
primeira vez no blog, uma notícia sobre o SuperGT.
A categoria mais popular do
Japão, chega à quarta etapa em Sugo, com novidades quentes na classe GT300. A
Honda, com sua equipe oficial, a Team Mugen, introduzirá em seus carros pela
primeira vez, o sistema KERS.
O sistema não é uma novidade, já
que o Prius vem correndo com o KERS desde o começo da temporada. Apenas não
utilizou na etapa de Sepang, por problemas no transporte das peças, do Japão
para a Malásia. Porém, o sistema do Prius é um sistema adaptado de carros de
turismo, um equipamento pesado, em torno de 150kg, longe do ideal para a
categoria.
A Honda com seu modelo CR-Z, terá
um sistema KERS, desenvolvido especialmente para o modelo japonês, com peso em
torno de 60kg, mais de duas vezes mais leve que o sistema usado pelo Toyota
Prius. Um grande passo da Honda, na disputa interna com a Toyota que sempre
aquece o SuperGT.
Havia ainda, uma possibilidade do
desenvolvimento do sistema KERS pelas equipes do GT500, mas as conversas com a
organização do DTM e a possível unificação de regulamentos entre as duas
categorias, para 2014, impediu tal investimento, que apenas acontece na classe
GT300, onde os modelos japoneses tem perdido espaço para os modelos do FIA-GT3.
O Toyota Prius também usa o KERS, porém, mais de duas vezes mais pesado que o sistema da Honda. |
Nos testes coletivos realizados
em Suzuka, a Honda testou sua nova aparelhagem, porém a chuva que caiu
insistentemente durante todos os testes, impediu uma coleta de dados completa o
bastante para se ter uma ideia do grau de evolução que o modelo terá com a
adição do KERS.
Apenas teremos as primeiras
respostas quando os pilotos partirem para os primeiros treinos livres em Sugo,
na disputa da quarta etapa na temporada de 2012 do SuperGT.
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