sábado, 14 de julho de 2012

De forma brilhante, Kazuki Nakajima conquista sua primeira pole position na Formula Nippon


Quase 2s à frente de Oshima, Nakajima comemora sua primeira pole na Formula Nippon.


O Treino Oficial em Fuji, foi o mais movimentado até aqui na temporada 2012. A instabilidade climática em Fuji se tornou fator primordial e as emoções começaram cedo, logo no Q1.
O medo da chuva que se aproximava do circuito de Fuji, fez com que todos os pilotos saíssem o mais depressa possível para uma volta rápida. Na ânsia de marcar um tempo que lhe garantiria no Q2, Takuya Izawa, da Dandelion, rodou na última curva, deixou o motor morrer e ficou de fora do resto da sessão, ficando assim com a última posição no grid de largada, um retrocesso para o atual terceiro colocado da temporada.

No Q2, a vítima foi Andre Lotterer. Assim como em Autopolis, o alemão não conseguiu chegar a terceira parte do treino, um jogo de pneus ruim, destruiu suas chances de conseguir uma vaga entre os oito pilotos que disputariam a pole position.
A grande surpresa do Q2, ficou por conta de Daisuke Nakajima, superando seu companheiro de equipe Takashi Kogure, Daisuke conseguiu chegar pela primeira vez em dois anos na categoria, á terceira parte do treino. Uma grande conquista para Daisuke, que vinha há muito tempo devendo um melhor desempenho.


Após rodar, Hirate perdeu a chance de brigar pela pole position.


Quando pintou a luz verde para o Q3, começava a chover em Fuji, porém, os pilotos ainda arriscaram os pneus de pista seca, pois a chuva parecia não ser tão intensa. A estratégia deu errado, a chuva logo engrossou e os pilotos foram obrigados a retornar para os boxes, para dessa vez, saírem calçados com os pneus apropriados.
Quem se deu bem nessas condições foi Kazuki Nakajima. O piloto da TOM’S voou debaixo d’água e estabeleceu a pole position, praticamente 2s à frente do segundo colocado, Kazuya Oshima da Team LeMans. Foi a primeira pole position de Nakajima na Formula Nippon.
O treino foi muito bom também para a Cerumo-Inging, que viveu seu melhor sábado até aqui na temporada, Yuji Kunimoto conseguiu uma excelente quarta colocação e o resultado poderia ter sido ainda melhor, se Kohei Hirate não tivesse desperdiçado sua volta rápida rodando logo na primeira curva. Traído pelas condições da pista, Hirate retardou demais a freada, perdeu o controle do carro e terminou com a última colocação no Q3, oitavo colocado no grid.


Líder do campeonato, Tsukakoshi abre a segunda fila em Fuji.


Fazendo companhia à Kunimoto na segunda fila, vem o líder do campeonato, Kodai Tsukakoshi, que foi muito bem mais uma vez. Com o terceiro lugar, foi o melhor entre os motores Honda. Vale ressaltar, que entre os seis primeiros colocados, cinco utilizam os propulsores da Toyota.
Já a terceira fila foi toda de uma equipe só, Tsugio Matsuda e João Paulo de Oliveira, colocam a Impul mais uma vez na briga pela vitória. Matsuda, cada vez melhor em seu retorno à Formula Nippon, superou pela segunda corrida consecutiva seu companheiro de equipe.

Para esse domingo, existe novamente a perspectiva de chuva em Fuji, o que deixa as equipes com muitas dúvidas na preparação dos carros. O Warmup pela manhã será muito importante para todos, é o último contato dos pilotos com os carros antes da largada.
A corrida em Fuji começa a partir das duas da tarde no Japão, duas horas da madrugada de sábado para domingo no Brasil. Estão previstas 55 voltas pelos 4563m de Fuji, totalizando pouco mais de 250Km. 


Nakajima, Oshima e Tsukakoshi, os três primeiro do grid em Fuji.


Formula Nippon 2012 – 4ª Etapa – Fuji – Treino Oficial:


Q3
01 - Kazuki Nakajima - JAP - Petronas Team TOM'S-Toyota -  1:36.694
02 - Kazuya Oshima - JAP - Team LeMans-Toyota - 1:38.674
03 - Kodai Tsukakoshi - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:40.034
04 - Yuji Kunimoto - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:40.252
05 - Tsugio Matsuda - JAP - Team Impul-Toyota - 1:40.495
06 - João Paulo de Oliveira - BRA - Team Impul-Toyota - 1:40.616
07 - Daisuke Nakajima - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:40.631
08 - Kohei Hirate - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:44.812

Q2

09 - Andre Lotterer - ALE - Petronas Team TOM'S-Toyota - 1:26.417
10 - Loic Duval - FRA - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:26.646
11 - Naoki Yamamoto - JAP - Team Mugen-Honda - 1:26.802
12 - Hironobu Yasuda - JAP - Kondo Racing-Toyota - 1:26.813
13 - Takashi Kogure - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:27.016

Q3

14 - Koki Saga - JAP - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:27.829
15 - Toshihiro Kaneishi - JAP - HP Real Racing-Honda - 1:27.974
16 - Yuhki Nakayama - JAP - HP Real Racing-Honda - 1:27.981
17 - Ryo Orime - JAP - SGC by KCMG-Toyota - 1:28.256
18 - Takuya Izawa - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - Sem Tempo

Nenhum comentário: