terça-feira, 13 de março de 2012

Formula Nippon 2012 - HP Real Racing


A Real Racing surgiu em 2007, com equipes no SuperGT e na F3 Japonesa. A partida para a Formula Nippon aconteceu em 2009, junto da introdução dos novos chassis, Swift. Estreando com o nome de HFDP Racing, contou com o recém-chegado da F3 Japonesa, Kodai Tsukakoshi por duas temporadas. Tsukakoshi foi contratado pela Dandelion para a temporada de 2011 e a equipe encontrou no novato, Takashi Kobayashi, a solução para a saída de Tsukakoshi. Kobayashi havia sido campeão da F3 Japonesa em 2010, foram 6 vitórias e um desempenho forte, que o credenciava a uma bela estreia na Formula Nippon. Mas a aposta deu errado, Kobayashi não marcou nenhum ponto durante a temporada. A Real Racing tentou trazer Hideki Mutoh em algumas etapas, mas também não adiantou. O ano de 2011 terminou zerado para a equipe.

Em 2012, a Real Racing aposta na experiência de Toshihiro Kaneishi, veterano piloto de 33 anos, para tentar finalmente atingir resultados satisfatórios. Contando com o apoio da HP, que esta presente na nomenclatura da equipe, falta ainda experiência para a equipe e é exatamente nesse ponto que Kaneishi vem ajudar. Ninguém espera muito da equipe, em três anos de Formula Nippon, a única vez em que pisou no pódio foi na segunda etapa de 2010, na pista de Motegi, debaixo de muita chuva, num desempenho fantástico de Tsukakoshi, porém, muito mais uma conquista do piloto do que da própria equipe.



Toshihiro Kaneishi
Japonês, 33 anos
Corridas: 58
Pontos: 56
Vitórias: 1
Poles: 1
Títulos: 0
Estreia: Suzuka, 2002 pela ARTA

Toshihiro Kaneishi, surgiu como uma esperança do automobilismo japonês, após se sagrar campeão da Formula 3 Alemã em 2001. Chegou na Formula Nippon por uma equipe de peso, a ARTA, de Aguri Suzuki, porém, nunca conseguiu resultados tão convincentes quanto os que havia conseguido na Europa.

Em sua primeira temporada, marcou 11 pontos em 10 corridas, terminando com a sétima colocação na tabela final do campeonato, esperava-se mais de Kaneishi. O desempenho relativamente fraco de Kaneishi, resultou na sua saída da equipe ARTA, mas Kaneishi não ficou a pé, a Team LeMans apostou no seu talento e o piloto japonês assegurava então um lugar para a temporada de 2003. A aposta da Team LeMans deu certo, e Kaneishi conseguiu sua primeira e única vitória na categoria, na penúltima etapa da temporada, em Motegi. Naquele ano, o japonês terminou em quarto no campeonato, sua melhor classificação em sua passagem pela categoria máxima do automobilismo japonês.

Em 2004, Kaneishi aceitou o desafio de tirar do limbo uma das equipes mais tradicionais do Japão, a 5Zigen. Porém a experiência acabou mal, com apenas cinco pontos e um distante décimo-segundo lugar no campeonato, Kaneishi ficou a pé para 2005. Retornou em 2006, pela mesma ARTA que lhe proporcionou a estreia na categoria, conseguiu um pódio com o segundo lugar em Autopolis e terminou a temporada no nono lugar, com nove pontos. Em 2007, viveu seu pior ano na categoria, pela primeira vez, terminou uma temporada sem marcar ponto algum. Isso selou seu retorno à 5Zigen em 2008, quando marcou novamente os mesmos nove pontos de 2006, mas dessa vez com uma décima-quinta posição na tabela final. A carreira de Toshihiro Kaneishi na Formula Nippon parecia encerrada.
                    
Depois de três temporadas longe da categoria, Kaneishi foi chamado pela Real Racing, e tem a missão de em 2012, dar a equipe um pouco da experiência que tanto faz falta. Já com 33 anos e passagens por diversas equipes e várias categorias, Kaneishi tem muito a mostrar para a equipe, desde termos estruturais até as minucias referentes às corridas em si. Não podemos esperar nenhum resultado brilhante, a Real Racing terminou 2011 sem pontos, portanto alguns pontos marcados por Kaneishi, já seriam uma grande evolução para a equipe. 

Nenhum comentário: