sábado, 12 de maio de 2012

Andre Lotterer é pole em Motegi



Andre Lotterer é pole em Motegi

O Treino Oficial em Motegi, trouxe uma novidade para a categoria. A introdução do sistema “Special Stage”, já usado no SuperGT, que nada mais é do que o sistema de voltas lançadas. Cada piloto tem direito a uma volta de saída, uma volta para o aquecimento adequado dos pneus, uma terceira volta para marcar tempo e por fim a volta de retorno aos boxes. A ordem de entrada na pista foi definida por uma sessão prévia de classificação.

O dia em Motegi foi de muito sol e poucas nuvens, temperatura agradável e perfeita para equipes e pilotos, condições favoráveis à uma briga justa e equilibrada pela pole position. No treino da manhã, Lotterer havia sido o mais rápido e após voar também na sessão que definiu a ordem de entrada, chegou ao Treino Oficial com grande favoritismo.

No treino que definiu a ordem de entrada, o grande destaque ficou por conta do francês Loic Duval, que com o segundo tempo, seria o penúltimo a entrar na pista. Kazuki Nakajima, vencedor da etapa de abertura em Suzuka, ficou com o terceiro tempo e seria o antepenúltimo a entrar na pista.

A vantagem de entrar no final era óbvia, a cada piloto que entrava na pista, o asfalto ganhava mais borracha. A primeira surpresa do dia ficou por conta de Ryo Orime, que depois de andar muito atrás do penúltimo colocado no Treino Oficial em Suzuka, conseguiu superar Toshihiro Kaneishi e deixou a última posição do grid para o piloto da HP Real Racing, que depois de fazer uma volta na casa de 1:35 no primeiro treino, errou em sua volta rápida no Treino Oficial e ficou com um distante tempo de 1:38.188. Ryo Orime ainda ficou perto de tomar também a décima-quinta colocação de Koki Saga, da Tochigi Le Beausset, mas acabou mesmo em décimo-sexto. O calvário da Nakajima em 2012 continuava, a melhor posição no grid ficou com Takashi Kogure, com uma humilde décima colocação, deixando Daisuke Nakajima em décimo-segundo.


Essa foi a quarta pole da carreira do alemão




Takuya Izawa, pole em Suzuka, mostrou que está em ótima forma e conquistou a melhor posição de largada de um motor Honda em Motegi, terceiro lugar no grid, mais uma vez superando o companheiro de equipe Kodai Tsukakoshi em uma classificação, Izawa tentará amanhã, manter essa vantagem, tendo em mente a largada ruim em Suzuka, o piloto da DoCoMo Dandelion espera conseguir uma boa largada dessa vez.


Mas o destaque do dia foi mesmo a equipe Tom’s. Kazuki Nakajima e Andre Lotterer dominaram a primeira fila e o alemão colocou mais de meio segundo no seu companheiro de equipe, reagindo muito bem após ficar fora do pódio na etapa de Suzuka. João Paulo de Oliveira da Impul, conquistou o quarto tempo e entra na briga pela vitória, seu companheiro Tsugio Matsuda, ainda se adaptando em seu retorno à categoria, conquistou apenas o oitavo tempo.

A pole position conquistada em Motegi foi apenas a quarta pole da carreira de Lotterer na Formula Nippon. Ele Lotterer, que entre os pilotos em atividade na categoria, detém o maior número de vitórias, são 14 conquistas do alemão na Formula Nippon.


Tradicional foto com os três primeiros colocados

A corrida em Motegi acontece a partir das 14:30 horário local, 02:30 da manhã, deste domingo, horário de Brasília. A previsão não aponta chuva para a corrida, mas o tempo deve estar parcialmente nublado, o que pode fazer grande diferença no acerto dos carros e no comportamento dos pneus. Kazuki Nakajima, muito constante desde sua estreia na categoria, busca manter a liderança do campeonato, enquanto Andre Lotterer quer apagar da memória o quinto lugar da estreia, com uma vitória no circuito onde conquistou o título em 2011. João Paulo de Oliveira, sempre muito rápido em ritmo de corrida, deve entrar nessa briga também. Teremos sem dúvida uma excelente corrida em Motegi, serão 52 voltas no traçado de 4801m.

Formula Nippon 2012 – 2ª Etapa – Motegi – Treino Oficial:

01 - Andre Lotterer - ALE - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:33.264
02 - Kazuki Nakajima - JAP - Petronas Team Tom's-Toyota - 1:33.779
03 - Takuya Izawa - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:33.816
04 - João Paulo de Oliveira - BRA - Team Impul-Toyota - 1:33.909
05 - Kodai Tsukakoshi - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:33.967
06 - Loic Duval - FRA - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:34.046
07 - Naoki Yamamoto - JAP - Team Mugen-Honda - 1:34.113
08 - Tsugio Matsuda - JAP - Team Impul-Toyota - 1:34.115
09 - Kazuya Oshima - JAP - Team LeMans-Toyota - 1:34.121
10 - Takashi Kogure - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:34.157
11 - Kohei Hirate - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:34.791
12 - Daisuke Nakajima - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:34.839
13 - Yuji Kunimoto - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:34.917
14 - Hironobu Yasuda - JAP - Kondo Racing-Toyota - 1:35.072
15 - Koki Saga - JAP - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:36.318
16 - Ryo Orime - JAP - SGC by KCMG-Toyota - 1:36.433
17 - Toshihiro Kaneishi - JAP - HP Real Racing-Honda - 1:38.188  
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe o Kazuki Nakajima não volte a correr na Europa (F1) em breve. O problema como sempre é dinheiro...

LJC disse...

Bem-vindo ao blog! Olha, é muito difícil um retorno do Nakajima para a Europa. O automobilismo japonês está se firmando cada vez mais como uma ótima alternativa de carreira e os pilotos tem a possibilidade de correr na Formula Nippon e no SuperGT ao mesmo tempo. O Kazuki deve permanecer no Japão, ele está muito bem no ambiente da TOM'S.