sábado, 4 de agosto de 2012

João Paulo de Oliveira lidera domínio da Impul e sai na pole em Motegi


João Paulo de Oliveira conquista sua primeira pole position da temporada em Motegi.

A Formula Nippon realiza nesse final de semana, a quinta etapa da temporada 2012, onde as atenções estão divididas entre a briga pelo campeonato e o iminente anúncio do novo nome da categoria, que será utilizado a partir de 2013.
Depois do Treino Livre pela manhã, havia uma grande expectativa pelo que aconteceria na sessão derradeira e os fãs que compareceram ao circuito de Motegi não saíram decepcionados. Mais uma vez, o Treino Oficial foi emocionante e com direito a surpresas.

Todos esperavam um domínio avassalador da TOM’S, além da dobradinha na corrida de Fuji, fizeram primeiro e segundo tempos pela manhã. Porém, o que se viu foi uma excelente briga pelas primeiras posições. Desde o Q1, era possível observar muito equilíbrio e a disputa prometia muito. Logo na primeira sessão, a primeira surpresa do dia, Yuji Kunimoto, da Cerumo-Inging, que vinha de bons desempenhos tanto em Fuji, quanto em Autopolis, ficou fora da disputa, a eliminação logo no início não era esperada nem pela equipe e muito menos por Kunimoto, que terá que remar muito na corrida, se quiser chegar à zona de pontuação pela terceira corrida consecutiva.


Líder do campeonato, Nakajima abre a segunda fila em Motegi.

Surpresa no treino da manhã com boas colocações para seus dois pilotos, a equipe Nakajima voltou à sua triste realidade de 2012 no Treino Oficial, ambos os pilotos caíram fora no Q2 e formam juntos a sexta fila do grid de largada para a etapa desse domingo. Mas enquanto uns choram, outros comemoram. Hironobu Yasuda, da Kondo Racing, vinha andando muito bem desde o Q1 e conseguiu a classificação para o Q3 pela primeira vez na temporada, um resultado espetacular para o estreante, que além das dificuldades do ano de estreia, precisa lidar com um carro muito abaixo da média na Kondo.

Chegou então a hora do Q3, oito pilotos disputando a pole position, mas na verdade, ninguém esperava que a pole saísse das mãos de uma das duas principais equipes da Toyota na categoria, a TOM’S e a Impul. E foram exatamente essas duas equipes que dominaram as duas primeiras filas, numa briga ferrenha pela pole position.
O terceiro colocado no campeonato e melhor entre os motores Honda, Kodai Tsukakoshi, bem que tentou, mas o máximo que conseguiu foi um quinto lugar, porém, apenas dez milésimos de segundo atrás de Lotterer, que ficou com a quarta colocação, o que permite ao piloto da Dandelion sonhar com um melhor resultado na corrida.


Melhor entre os motores Honda, Tsukakoshi deve brigar pelo pódio em Motegi.

Faltava então a disputa pela pole position e essa disputa foi a mais acirrada do dia, do primeiro ao terceiro colocado, foram apenas doze milésimos de segundo, o que ilustra muito bem o equilíbrio e a competitividade da Formula Nippon. O vencedor dessa batalha, foi o brasileiro João Paulo de Oliveira, que com o tempo de 1:34.588, superou por apenas quatro milésimos de segundo, o seu companheiro de equipe na Impul, Tsugio Matsuda. Líder do campeonato, Kazuki Nakajima levou a TOM’S ao terceiro lugar no grid, abrindo a segunda fila. Essa é a primeira vez que a dupla da Impul, João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda dividem a primeira fila. Resultado excelente para a Impul que busca a redenção no campeonato. A última vitória da equipe na Formula Nippon foi exatamente em Motegi, em agosto de 2011.
Hironobu Yasuda já tinha feito muito em chegar ao Q3, o último tempo da sessão, oitavo no grid, não foi nenhuma decepção, Yasuda encerrou o sábado muito contente e a expectativa para a corrida não poderia ser melhor. Essa é a grande chance do jovem japonês marcar seus primeiros pontos na categoria e consolidar uma temporada de estreia acima das expectativas em uma equipe com tantas dificuldades financeiras como a Kondo.


Oliveira e o chefe de equipe, Kazuyoshi Hoshino, comemoram a pole do brasileiro.

A perspectiva é de um excelente domingo. As duas primeiras filas, formadas pelas equipes mais poderosas da categoria, sugere uma disputa espetacular pela vitória. Além disso, o bom treino de Tsukakoshi, serve para lembrar que a Toyota não é a única fornecedora de motores e que a Dandelion, equipada com os motores Honda, pode dar muita dor de cabeça aos carros equipados com os motores Toyota.

A corrida em Motegi acontece a partir das 14:00h locais, 02:00h no horário de Brasília.


Os três primeiros no Treino Oficial, separados por apenas 0.012s.

Formula Nippon 2012 – 5ª Etapa – Motegi – Treino Oficial:

Q3

01 - João Paulo de Oliveira - BRA - Team Impul-Toyota - 1:34.588
02 - Tsugio Matsuda - JAP - Team Impul-Toyota - 1:34.592
03 - Kazuki Nakajima - JAP - Petronas Team TOM'S-Toyota - 1:34.600
04 - Andre Lotterer - ALE - Petronas Team TOM'S-Toyota - 1:34.712
05 - Kodai Tsukakoshi - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:34.722
06 - Loic Duval - FRA - Team Kygnus Sunoco-Toyota - 1:34.824
07 - Kohei Hirate - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:35.211
08 - Hironobu Yasuda - JAP - Kondo Racing-Toyota - 1:35.266

Q2

09 - Takuya Izawa - JAP - DoCoMo Dandelion-Honda - 1:35.523
10 - Kazuya Oshima - JAP - Team LeMans-Toyota - 1:35.537
11 - Takashi Kogure - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:35.543
12 - Daisuke Nakajima - JAP - Nakajima Racing-Honda - 1:35.714
13 - Naoki Yamamoto - JAP - Team Mugen-Honda - 1:35.890

Q3

14 - Toshihiro Kaneishi - JAP - HP Real Racing-Honda - 1:35.767
15 - Yuji Kunimoto - JAP - Project μ/Cerumo-Inging-Toyota - 1:35.985
16 - Yuhki Nakayama - JAP - HP Real Racing-Honda - 1:37.600
17 - Koki Saga - JAP - Tochigi Le Beausset-Toyota - 1:37.745
18 - Ryo Orime - JAP - SGC by KCMG-Toyota - 1:37.781


Nenhum comentário: