segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Análise 2012: Pilotos e Equipes da Honda


Na última sexta-feira tivemos o anúncio oficial da Honda em relação aos seus pilotos e equipes para a temporada 2012 da Formula Nippon. Algumas confirmações esperadas e surpresas muito interessantes, vamos então analisar as equipes e pilotos anunciados na última sexta-feira.

Vamos começar pela HP Real Racing. No ano passado, a equipe da Honda apostou alto no jovem piloto japonês Takashi Kobayashi, promissor e muito talentoso. Acreditava-se que poderia fazer uma excelente temporada, porém o tiro saiu pela culatra. Kobayashi não correspondeu às expectativas da equipe e a HP Real Racing terminou a temporada de 2011 sem um ponto sequer, muito pouco para quem esperava grandes resultados de seu piloto.

Toshihiro Kaneishi em sua ARTA na temporada de 2007
Dessa vez a equipe muda seus critérios e aposta na experiência. Toshihiro Kaneishi de 33 anos é um velho conhecido da Formula Nippon, e também da Honda. Sua última participação na Formula Nippon foi na temporada de 2007, quando corria pela extinta equipe ARTA, de Aguri Suzuki, que utilizava exatamente os motores Honda.
Kaneishi é um bom piloto, não é espetacular, mas é muito consistente. Talvez seja exatamente o que faltava para a equipe se firmar na Formula Nippon. Kaneishi tem experiência de sobra, para ajudar sua equipe com os acertos do carro e com as minucias de cada circuito. Falta à equipe um segundo piloto, com Kaneishi no time, a HP Real Racing poderia apostar novamente em algum piloto jovem, que dessa vez não estaria sozinho no trabalho de desenvolver os acertos, mas sempre podemos esperar novidades. No ano passado, a equipe começou apenas com Takashi Kobayashi e no fim da temporada contava também com Hideki Mutoh.

Na Team Mugen, nada mudou, Naoki Yamamoto continua comandando o único carro da equipe. Piloto jovem e promissor, Yamamoto chegou a surpreender em 2011 marcando a pole-position logo em sua estréia na equipe e também foi constantemente rápido nos treinos de classificação, nunca largou abaixo de sétimo.
Mas nas corridas a história foi bem diferente. Yamamoto não conseguia a constância necessária para obter bons resultados. Seu melhor resultado foi um quinto lugar em Autopolis e acabou terminando a temporada com apenas 5 pontos, muito pouco para quem mostrou tanta habilidade nas voltas rápidas de classificação.

Em 2012, a equipe aposta no amadurecimento de Yamamoto. Mais acostumado ao ritmo de corrida, Yamamoto deve fazer melhor uso de suas boas classificações para obter bons resultados também nas corridas.
Naoki Yamamoto e sua Team Mugen 2011
Será um ano de afirmação para Yamamoto. O Japão tem produzido jovens muito promissores nos últimos anos, mas o alto nível da Formula Nippon vem sendo um grande obstáculo. Nos últimos anos, vimos jovens de excelentes resultados nas categorias de base, tendo dificuldade para acompanhar o ritmo dos pilotos mais experientes. Os casos mais evidentes são, sem dúvida, Kazuya Oshima e os irmãos Keisuke e Yuji Kunimoto, pilotos que foram muito bem na F3 Japonesa, com Keisuke Kunimoto vencendo em Macau. Mas ao chegar na Formula Nippon nunca conseguiram obter o mesmo sucesso.

A Nakajima Racing, repete em 2012 a mesma dupla de 2011, o veloz e experiente Takashi Kogure e o filho mais novo de Satoru Nakajima, Daisuke Nakajima.

Kogure é sem dúvida um dos melhores pilotos em atividade na Formula Nippon. Na categoria desde 2002, Kogure sempre foi muito rápido, tanto em treinos quanto nas corridas, porém seu estilo arrojado muitas vezes lhe causava problemas durante as corridas, o que com o tempo e o amadurecimento do piloto japonês acabou sendo corrigido.
Takashi Kogure e sua Nakajima Racing 2011
Kogure sem dúvida merece um título já há algum tempo, o piloto bateu na trave em 2007, quando chegou à última etapa disputando o título com a dupla da Impul, Benoit Treluyer e Tsugio Matsuda. Naquele ano, foi junto com Satoshi Motoyama, o piloto com maior número de vitórias, três.
A relação de Takashi Kogure e a Nakajima Racing vem de longa data, desde sua estreia pela equipe. Em sua chegada à Formula Nippon em 2002, Kogure só ficou uma temporada longe do time de Satoru. Foi em 2006, quando Kogure se aventurou na ARTA, de Aguri Suzuki, regressando a Nakajima Racing no ano seguinte.

Daisuke Nakajima era uma esperança japonesa quando chegou à Europa para disputar a Formula 3 Britânica, porém os resultados do piloto não chegaram nem perto do esperado, o que sem dúvida deixou o pai em maus lençóis. Satoru havia declarado que Daisuke era melhor que Kazuki, seu filho mais velho, porém os resultados na pista provaram de forma dura o contrário. Daisuke então, resolveu retornar ao Japão.
Daisuke Nakajima, filho mais novo de Satoru
Sua temporada de estreia na Formula Nippon foi um desastre, Daisuke nunca passou de uma décima colocação no grid de largada, terminando a temporada com apenas dois pontos, enquanto seu companheiro de equipe conseguiu marcar 16,5 pontos na temporada. A força do pai, sem dúvida ajudou a manter Daisuke na equipe, que se precisasse contar apenas com seus próprios resultados, dificilmente estaria no grid de 2012.

Para a temporada que vem chegando, a Nakajima espera reverter o panorama de 2011. A tradicional equipe ficou muito longe dos bons resultados do passado na temporada de 2011 e precisa mostrar sua capacidade de recuperação.
Kogure busca mais uma vez o tão sonhado título, tem experiência e velocidade de sobra, com um carro competitivo em mãos pode ser um sério postulante ao título.
Já Nakajima, precisa provar que a confiança do pai em seu talento tem fundamento. Depois de um ano muito difícil em 2011, Daisuke já adaptado aos carros da Nippon, não terá desculpas para um novo fracasso. Será um ano duro, muita pressão em cima do jovem de apenas 23 anos, mas se Daisuke quiser corresponder às expectativas de seu pai, terá que vencer todos os obstáculos. Será muito interessante observar o rendimento de Daisuke em 2012.

Assim como na Nakajima Racing, a DoCoMo Dandelion manteve tudo igual para 2012. A dupla de pilotos, Takuya Izawa e Kodai Tsukakoshi, fez com que a equipe conseguisse os melhores resultados para a Honda em 2011, com vantagem clara de Tsukakoshi, que chegou a conquistar a pole-position para a etapa de Autopolis e marcou 26,5 pontos contra apenas 11 de Izawa.
Tsukakoshi, excelente estreia pela Dandelion em 2011
Ambos estrearam já há algum tempo na Formula Nippon. Izawa chegou à categoria em 2008, pela equipe ARTA e já no ano seguinte foi contratado pela Dandelion, onde está desde então.
Tsukakoshi chegou no ano seguinte, junto com a equipe HFDP, onde ficou por duas temporadas e graças a seus bons resultados foi chamado pela Dandelion.

Se por um lado nenhum dos dois conseguiu resultados espetaculares, sempre foram dois pilotos consistentes e de bons resultados, o que credencia a Dandelion a brigar constantemente por pódios e boas colocações. Uma vitória ainda parece estar distante, mas com o amadurecimento da dupla, talvez seja possível pensar nisso na temporada de 2012.
O processo de reestruturação da DoCoMo Dandelion deu muito resultado em 2011. Depois de um ano desastroso em 2010 onde a equipe não marcou um ponto sequer, terminar a temporada de 2011 como a melhor equipe da Honda foi uma grande conquista para a Dandelion e sua dupla, e, sem dúvida isso pesou bastante no momento da renovação dos contratos. Izawa e Tsukakoshi têm talento e garra para levar a Dandelion ainda mais a frente. Com um bom trabalho de pré-temporada a Dandelion certamente será muito competitiva em 2012.

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