sábado, 4 de fevereiro de 2012

Opinião: Takuma Sato e a Formula Nippon




A Honda pegou todos de surpresa ao anunciar, que Takuma Sato irá correr na Formula Nippon em 2012 ao mesmo tempo em que disputará a Formula Indy. Passado o momento de surpresa, temos de analisar com cuidado essa iniciativa da Honda e a forma com que a participação de Sato será abordada.

É evidente que essa é uma estratégia de marketing excelente, tanto para a Honda quanto para a Formula Nippon. A montadora japonesa terá ainda mais apoio nas arquibancadas e também um aumento nos lucros com a categoria. A Formula Nippon terá uma injeção de ânimo, com Sato correndo, vai atrair os olhos da mídia internacional, novos investidores e até novas equipes. Aliar um nome forte como o de Sato ao nome da categoria mais veloz do Japão, foi um golpe de mestre. As corridas terão uma audiência maior na televisão, os circuitos estarão mais lotados e a venda de produtos da categoria com o nome de Sato, sem dúvida alavancará a venda de outros produtos da categoria, isso vai movimentar muito dinheiro na Formula Nippon.

Precisamos agora começar a entender como será a participação de Sato na categoria. É evidente que o japonês não vai participar de todas as etapas, a prioridade é clara para a Formula Indy e três etapas da Formula Nippon irão acontecer em finais de semana de corridas da Indy, a etapa de abertura em Suzuka, a terceira etapa em Autopolis e a quinta etapa em Motegi, portanto nessas etapas, não deveremos ter Sato em ação. Isso deixa Sato com a possibilidade de correr quatro das sete etapas da categoria, isso já é mais do que a metade da temporada, além da possibilidade da participação na etapa de pós-temporada em Fuji. O saldo para a Formula Nippon, mesmo com a provável ausência de Sato em três etapas é muito positivo.

Para Sato, sua participação na Formula Nippon será excelente. Em sua passagem pela F1, Sato ganhou uma legião de fãs, Sato foi apenas o segundo piloto japonês a conquistar um pódio na F1, depois de Aguri Suzuki na distante temporada de 1990. Mesmo depois de sair da F1 e migrar para a Indy, Sato continua tendo muitos fãs no Japão, que nunca tiveram muita chance de observar seu piloto em solo japonês. Agora com a iniciativa da Honda, Sato estreitará ainda mais os laços com a torcida japonesa, o que sem dúvida dará ânimo ao piloto não só na Formula Nippon, mas também na Formula Indy.
Correr com um carro da Formula Nippon será um desafio que Sato deve encarar com muito respeito. Os carros da Formula Nippon tem um desempenho em circuitos mistos melhor até do que os da Formula Indy. O desafio será grande e Sato terá que trabalhar duro para mostrar todo seu talento também em solo japonês. O apoio da Honda será massivo e Sato tem a chance de conquistar ótimos resultados. Para os pilotos da Nippon, será a chance de mostrar que podem competir, de igual pra igual, com um piloto da Formula Indy. Todos tem a ganhar, principalmente o público, que terá o prazer de assistir corridas  ainda mais emocionantes em 2012.

Com essa iniciativa da Honda e o aval que a Indy está dando à ida de Sato para o Japão, começamos a enxergar uma abertura muito interessante. É muito sintomático. No ano passado, João Paulo de Oliveira, piloto da Formula Nippon, correu a etapa de Motegi da Formula Indy pela Conquest. Agora Sato, novo contratado da Rahal Letterman, fará etapas na Formula Nippon. Pode ser apenas coincidência, mas os indícios de uma certa ligação entre a Formula Nippon e a Formula Indy estão aí, vale a lembrança de que os chassis da Formula Nippon são produzidos pela americana Swift desde 2009. Vamos aguardar os próximos passos das duas categorias, mas a participação da Honda em ambas e a iniciativa com Takuma Sato deve ser um grande negócio para a Formula Nippon.

Nenhum comentário: