segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Império da Tom's e o Imperador Andre Lotterer


Lotterer, domínio absoluto em 2011

Numa categoria tão equilibrada como a Formula Nippon, poucas vezes podemos observar um domínio muito grande de uma equipe ou piloto, mas em 2011 tivemos um dos maiores casos de domínio de piloto e equipe em toda a história da categoria e do automobilismo mundial.

A equipe Tom’s  sempre foi uma das mais tradicionais no Japão, e já há algumas temporadas vinha conquistando ótimos resultados. Em 2010, Lotterer disputou o título com João Paulo de Oliveira, ponto a ponto, com vantagem para o brasileiro que levou o título na etapa final em Suzuka.

Em 2011, a preparação da Tom’s foi incrível. A contratação do ex-piloto de F1, Kazuki Nakajima, trouxe grande bagagem técnica para a equipe e a Tom’s pôde desfrutar de sua melhor temporada em toda a história.

Embora o domínio tenha sido quase que total nas corridas, a Tom’s conseguiu apenas duas pole-positions durante o ano, exatamente as duas poles da rodada dupla final em Motegi.
No começo do ano em Suzuka a Honda dava impressão de estar começando muito forte. A primeira fila em Suzuka era inteira dos motores Honda, porém, durante a corrida os carros da Tom’s mostraram toda sua capacidade de obter um ritmo rápido e constante. Lotterer então conseguiu a vitória, com o estreante companheiro de equipe Kazuki Nakajima terminando em terceiro e conquistando seu primeiro pódio na Formula Nippon.

Daí pra frente foi um domínio avassalador. Lotterer que disputaria as 24 Horas de Le Mans precisou se ausentar da etapa de Autopolis, sendo substituído por Takuto Iguchi. Embora este tenha falhado em levar a Tom’s aos pontos, Kazuki Nakajima, levou seu carro a vitória em Autopolis. Sua segunda corrida na categoria lhe trazia a primeira vitória e Kazuki mostrava sua capacidade de adaptação a categoria e também o excelente desempenho de seu carro.

Kazuki Nakajima, pódio em todas as etapas de 2011

Lotterer retornou na etapa seguinte, em Fuji, e venceu novamente. Kazuki Nakajima não decepcionou e conquistou mais um pódio, mais uma vez na terceira colocação. A regularidade de Nakajima começava a lhe proporcionar a possibilidade de sonhar com um título em seu ano de estréia, mas Lotterer sem dúvida tinha idéias diferentes.

O campeonato teve sete etapas, das quais Lotterer participou de seis. Os resultados do piloto alemão? Foram cinco vitórias, Suzuka, Fuji, Sugo e as duas etapas da rodada dupla de Motegi, além de um segundo lugar na primeira vez em que a Formula Nippon correu em Motegi na temporada de 2011, quando Oliveira conseguiu a única vitória que não pertenceu à equipe Tom’s.
Nunca em toda a história da Formula Nippon um piloto teve um aproveitamento tão alto. Lotterer simplesmente esmagou todos os seus concorrentes. Poderia muito bem ter vencido todas as etapas de 2011 que não teria sido injustiça. Seu desempenho e sua capacidade de concentração foram impressionantes durante todo o ano. Lotterer aliou rapidez à uma constância invejável e finalmente alcançou seu tão sonhado título.

Desde sua estreia na Formula Nippon em 2003, a pior posição final de Lotterer em um campeonato foi um quinto lugar em 2007. Nesse período conseguiu o vice-campeonato em duas oportunidades, 2004 e 2010, sendo que 2004 perdeu o título pelo número de pole positions. Além disso, terminou em terceiro no campeonato em três oportunidades, 2006, 2008 e 2009. Um piloto extremamente regular em seus resultados, e incrivelmente veloz com um carro competitivo em mãos. Team Tom’s e Lotterer, tem sido uma combinação perfeita, uma união que perdura desde 2006, quando a equipe entrou na categoria.

Para completar seu domínio, a Tom’s contou com os resultados muito constantes de seu outro piloto, Kazuki Nakajima, que subiu ao pódio em todas as sete etapas da temporada. Nem Nakajima e nem Lotterer tiveram quebras mecânicas que os fizessem abandonar alguma etapa. Seus dois pilotos subiram ao pódio em todas as corridas e só deixaram de vencer em Motegi, porque o talento de João Paulo de Oliveira conseguiu dar a Impul sua única vitória na temporada.

Lotterer vence em Motegi e é campeão da temporada 2011

Domínios assim são muito raros no automobilismo mundial. Podemos lembrar de grandes dominações como a da McLaren em 1988 na F1, com Senna e Prost vencendo 15 das 16 etapas daquele ano, ou da Ferrari em 2002, com Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Mas na Formula Nippon, o ano de 2011 foi o primeiro com um domínio tão intenso de uma única equipe, e mais, de um único piloto, no caso Andre Lotterer.

Não esperem uma repetição desse domínio em 2012, mas podem ter certeza, Tom’s e Lotterer estarão mais uma vez na briga pelo título. E agora que Lotterer finalmente conseguiu quebrar a barreira do primeiro título, tudo ficará mais leve e o piloto virá ainda mais forte para a nova temporada, agora com todas as outras equipes e pilotos fazendo de tudo para superá-lo. O ano de caça à Tom’s e à Lotterer começa em abril e será mais uma temporada espetacular na história da Formula Nippon.

Para quem gosta de números, eis os pontos dos pilotos da Tom’s e da equipe como um todo:

Andre Lotterer: 56 pontos; 5 vitórias, 1 segundo lugar, 2 pole positions.
Kazuki Nakajima: 42 pontos; 1 vitória, 2 segundos lugares, 4 terceiros lugares.
Petronas Team Tom’s: 96 pontos (os dois pontos conquistados através de pole position, não valem para o campeonato de equipes)

Nenhum comentário: