quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais um campeão está de volta - Loic Duval


Equipe Kygnus Sunoco, 2012

Se a temporada de 2011, contou com apenas um piloto previamente campeão da Formula Nippon, a temporada de 2012 já tem até aqui, quatro campeões confirmados. Além de João Paulo de Oliveira, campeão em 2010 e de Andre Lotterer, campeão em 2011. Temos a volta do bicampeão, Tsugio Matsuda, que deverá se juntar à Oliveira na Impul e agora com o anúncio da equipe Kygnus Sunoco, que faz parte da Team LeMans, o retorno do campeão de 2009, o francês Loic Duval.

Duval estreou na Formula Nippon na temporada de 2006, correndo pela equipe PIAA Nakajima. Logo em seu primeiro ano na categoria, conquistou duas vitórias, mostrando muito potencial, o que o credenciou a entrar na temporada de 2007 como um dos favoritos ao título. Porém, a temporada de 2007 não saiu como o esperado para Duval, dominado por seu companheiro Takashi Kogure, Duval não conseguiu nenhuma vitória naquele ano, enquanto seu companheiro venceu em três oportunidades e chegou inclusive a brigar pelo título na última etapa, numa disputa com a dupla da Mobilecast Impul, Benoit Treluyer e Tsugio Matsuda. Naquele ano o título ficaria com Matsuda.

Em 2008, Duval conseguiu recuperar o bom desempenho mostrado em seu primeiro ano na categoria, porém, numa temporada completamente dominada por um inspiradíssimo Tsugio Matsuda, só restou a Duval contentar-se com o vice-campeonato, uma posição muito comemorada, já que o piloto da PIAA Nakajima havia superado um dos pilotos da quase imbatível Lawson Impul, o francês Benoit Treluyer.


Loic Duval, campeão da Formula Nippon em 2009

Em 2009 a Nakajima perdeu parte do forte apoio da PIAA, e passou a se chamar apenas Nakajima Racing. Quando muitos pensavam que a equipe perderia desempenho, foi aí então que mostraram todo o potencial. Aproveitando-se da mudança de chassi, que fez com que todos partissem do zero, a Nakajima contou com o excelente trabalho da dupla, Duval e Kogure, para alcançar seu primeiro título na categoria desde 2002, quando o ex-piloto de F1, Ralph Firman, conquistou o campeonato pela equipe de Satoru.
Foram quatro vitórias e três poles de Duval, um desempenho irretocável do piloto francês, que três anos após estrear, já conquistava seu primeiro título na categoria.

O título e o desempenho de Duval não encantaram apenas sua equipe, atraíram também a atenção da DoCoMo Dandelion. E em 2010, Duval deixou, pela primeira vez desde que estreou na Formula Nippon, a equipe de Nakajima.

Duval conseguiu um bom desempenho, considerando as dificuldades vividas pela equipe Dandelion nos últimos anos. Com duas vitórias e uma terceira posição no campeonato, Duval mostrou uma rápida adaptação à sua nova equipe. Todos esperavam pela temporada de 2011 e o que Duval poderia fazer em seu segundo ano, mais maduro e acostumado com o trabalho da Dandelion. Porém, não teve essa chance, Duval e a Dandelion não conseguiram chegar a um acordo para a temporada seguinte, e o francês tirou um ano sabático da categoria.


Loic Duval, em sua DoCoMo Dandelion, 2010

O retorno em 2012, vem com uma equipe que vive muito mais dos seus dias vitoriosos do passado, do que dos resultados do presente. A Team LeMans, foi a equipe que deu ao grande Satoshi Motoyama, seu primeiro título na Formula Nippon. Foi pela Team LeMans também, que Ralf Schumacher, irmão do heptacampeão Michael Schumacher, conquistou seu título, na temporada inaugural da Formula Nippon em 1996. Mas desde 1998 com Motoyama, a Team LeMans não sente o gosto de um título na categoria.
Loic Duval correrá com o número 8, que foi de Hiroaki Ishiura nos últimos anos. Vale ressaltar, o nome oficial da equipe é Kygnus Sunoco, isso devido a questões contratuais de patrocínio, porém a equipe faz parte da Team LeMans. Essa “separação” começou em 2009 e persiste até hoje. A contratação de Duval, pode ser o que a equipe precisava, para se estruturar melhor e conseguir um trabalho de acerto digno do nome que a Team LeMans construiu e dos nomes que por lá passaram.

Podemos observar pelas notícias de pré-temporada, quão competitivo pode ser esse ano de 2012. Quatro campeões, Oliveira, Lotterer, Matsuda e Duval. Kazuki Nakajima, buscando bater seu companheiro e conquistar seu primeiro campeonato, jovens pilotos de muito talento. Tudo isso aumenta cada vez mais a expectativa pelo início da temporada em abril, na pista de Suzuka, onde vamos ter a ideia real do equilíbrio de forças em 2012. E em março teremos a primeira prévia disso, com as sessões de testes de pré-temporada em Suzuka e Fuji, onde finalmente poderemos ouvir novamente o maravilhoso ronco dos motores da Formula Nippon.

Nenhum comentário: